NNotes de logique à partir du pamphlet "quelques sophismes populaires sur la vivisection » de Lewis Carroll : approches entre mathématiques et littérature
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p160-187Mots-clés :
Lewis carroll, Logique, Mathématiques et littératureRésumé
Con el fin de promover una mayor integración entre la Literatura y las investigaciones en Educación Matemática, presentamos en este estudio un análisis del texto "Some Popular Fallacies about Vivisection", un panfleto publicado en 1875 por Lewis Carroll. En este trabajo, Carroll emplea principios de la Lógica Clásica para cuestionar opiniones sobre la práctica de la vivisección. Discutimos razones que justifican la relevancia de la literatura en investigaciones en el campo de la Educación Matemática y abordamos de manera general el contenido y la estructura del texto de Carroll, ofreciendo también una breve contextualización histórica del tema del panfleto, la vivisección. Finalmente, ejemplificamos cómo la Lógica Clásica puede ser empleada como un enfoque alternativo para interpretar la obra de Carroll, demostrando así la intersección entre Matemáticas y Literatura en este estudio.
Références
Almeida, J. J. P. (2016). Gêneros do discurso como forma de produção de significados em aulas de matemática. Livraria da Física.
Aristóteles (2016). Órganon. Edipro.
Ávila, M. (1996). Rima e Solução: a Poesia Nonsense de Lewis Carroll e Edward Lear. Annablume.
Bauman, Z. & Mazzeo, R. (2020). O elogio da Literatura. Zahar.
Carroll, L. (1939). Some popular fallacies about vivisection. In L. Carroll, The complete works of Lewis Carroll (pp. 1071-1082). The Nonesuch Press.
Carroll, L. (1939a). The dinamics of a part-cle. In L. Carroll, The complete works of Lewis Carroll (pp. 1016-1026). The Nonesuch Press.
Carroll, L. (1953). Notes. In R. L. Green (ed.), The Diaries of Lewis Carroll (p. 339). Cassell & Company LTD.
Carroll, L. (1977). Symbolic logic. Clarkson N. Potter Inc. Publishers.
Carroll, L. (2015). Euclides e seus rivais modernos. Livraria da Física.
Carroll, L. (2023). Algumas falácias populares sobre vivissecção (1875). In R. Montoito (org.), Alimentar a Mente e outros textos de Lewis Carroll (pp. 62-78). Editora IFSUL.
Carvalho, A. L. de L. & Waizbort, R. (2014). Sobre cães, vivissecção e darwinismo: uma história da Biologia e de seus dilemas éticos. Acta Scientiae, 16 (2), pp. 200-236.
Cohen, M. N. (1998). Lewis Carroll: uma biografia. Record.
Copi, I. M. (1978). Introdução à lógica. Mestre Jou.
Freeman, E. A. (1885). Surgery and Vivisection. Victoria Street Society for the Protection of Animals from Vivisection.
https://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=uc1.31175035166258&view=1up&seq=1.
Garnica, A. V. M. & Salandim, M. E. S. (2014). Livros, leis, leituras e leitores: exercícios de interpretação para a História da Educação Matemática. Appris.
Guerrini, A. (2003). Experimenting with humans and animals. The John Hopkins University Press.
Machado, N. J. (2001). Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. Cortez.
Minks, R. & Montoito, R. (2023). Servir-se da Lógica em qualquer assunto. In R. Montoito (org.), Alimentar a Mente e outros textos de Lewis Carroll (pp. 57-61). Editora IFSUL.
Montoito, R. (2007). Uma visita ao universo matemático de Lewis Carroll e um (re)encontro com a sua lógica nonsense [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte].
Montoito, R. (2019). Entrelugares: Pequeno Inventário Inventado sobre Matemática e Literatura. Boletim de Educação Matemática, 33 (64), pp. 892-915.
Montoito, R. (2019a). Lógica e Nonsense nas obras de Lewis Carroll: silogismos e tontogismos como exercícios para o pensamento. Editora IFSUL.
Montoito, R. (2020). O que não aprendi com Humpty Dumpty: sobre a primeira tradução para a língua portuguesa de Euclides e seus rivais modernos, de Lewis Carroll. Qorpus, 10 (3), pp. 37-60.
Montoito, R. (org.). (2023). Alimentar a Mente e outros textos de Lewis Carroll. Editora IFSUL.
Montoito, R. & Dalcin, A. (2022). Quase a mesma coisa: pensando uma topologia da tradução e/em pesquisas em Educação Matemática à luz de Wittgenstein. Educação Matemática Pesquisa, 24 (2), pp. 180-218.
Montoito, R., Dalcin, A. & Rios, D. F. (2021). Aproximações entre Matemática, Literatura e História: reflexões sobre o ensino e a pesquisa. Livraria da Física.
Montoito, R. & Rios, D. F. (2019). Manchas de tinta no papel: a literatura como fonte histórica. Zetetiké, 27, pp. 1-18
Morin, E. (2004). A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Bertrand Brasil.
Nahra, C. & Weber, H. (2009). Através da lógica. Vozes.
Russell, B. (1966). Introdução à Filosofia da Matemática. Zahar Editores.
Zanoni, A. P., Bitencourt, L. & Farina, E. (2016). A lógica aristotélica. Pandora, 75, pp. 1-19.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).