Os recursos semióticos utilizados para a produção de diagramas por alunos do 1º ano do ensino fundamental ao desenvolverem uma atividade de modelagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p176-203

Palavras-chave:

Educação matemática, Modelagem matemática, Anos iniciais, Árvore de Natal

Resumo

Neste artigo tem-se como objetivo compreender os conhecimentos revelados pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no uso de recursos semióticos para a produção de diagramas no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática com a temática árvore de Natal. O quadro teórico está subsidiado na Modelagem Matemática nos anos iniciais como alternativa pedagógica, em que a partir de uma situação-problema que possa ser do interesse dos alunos estes se debruçam para apresentar uma solução para o problema. Para isso, podem escolher recursos semióticos que são os meios utilizados na produção de signos, como os diagramas que organizam e externalizam o que os alunos entendem ou percebem sobre determinado objeto ou conceito. A análise qualitativa de cunho interpretativo subsidiada em uma experiência empírica é pautada no processo de triangulação e no quadro teórico articulado às gravações de áudio e vídeo, bem como dos registros escritos de uma turma de 25 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada no Estado do Paraná, no ano de 2023, no Brasil. Os resultados mostraram que, ao manipular rolinhos de papel higiênico, bem como fazer uso de outros recursos semióticos como falas e gestos, permitiram aos alunos produzirem diagramas que revelaram de modo natural conhecimentos relacionados a conteúdos abordados na matriz curricular desse nível de escolaridade, tais como contagem, organização numérica e princípio multiplicativo.

Biografia do Autor

Gislaine Ferreira Gomes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Câmpus Londrina

Mestrado em Ensino de Matemática

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática

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Publicado

2025-08-31

Como Citar

Gomes, G. F., & Silva, K. A. P. da . (2025). Os recursos semióticos utilizados para a produção de diagramas por alunos do 1º ano do ensino fundamental ao desenvolverem uma atividade de modelagem matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(3), 176–203. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p176-203