Secções Cônicas: atividades com Geometria Dinâmica com base no Currículo do Estado de São Paulo.
Résumé
A presente dissertação propõe, baseada no currículo de Matemática do Estado de São Paulo, atividades complementares ao material fornecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – SEE-SP procurando abordar aspectos menos discutidos pelo currículo sobre as secções cônicas. As atividades foram elaboradas seguindo a orientação do material destinado aos professores para o uso de tecnologia digital e softwares de matemática dinâmica. Tais atividades foram apresentadas a professores da rede pública estadual, em curso de formação fornecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no primeiro semestre de 2011, no qual o pesquisador foi responsável pelas aulas sobre secções cônicas. Durante o curso de formação dos professores, foram registradas em gravações de áudio, as manifestações espontâneas dos educadores. Tais manifestações foram analisadas a fim de responder as seguintes questões: Que atividades poderiam ser recomendadas para o trabalho do professor com base no currículo atual do Estado de São Paulo? Quais aspectos seriam levados em conta pelos professores da rede pública do Estado de São Paulo diante do desafio de criar atividades complementares à proposta pedagógica do caderno do professor? Os registros das manifestações dos professores mostram a importância da formação continuada, o interesse por determinadas abordagens e possíveis obstáculos na implantação em sala de aula destas atividades. Palavras-chave: Secções Cônicas, Geogebra, Atividades. The present dissertation proposes, based on the Mathematics curriculum of São Paulo State Educational Secretary (SEE-SP), complementary activities to the material supplied by the SEE-SP, seeking to approach less discussed aspects of the curriculum on the conic sections.The activities were elaborated according to the instruction to the material designated to the teachers for the use of digital technologies and software of dynamic geometry. Such activities were presented to the state public network teachers, in a formation course offeredby the conic section classes. During the course for the teachers’ formation audio records were taken of the spontaneous manifestations of the educators.Such manifestations were analyzed in order to answer the following questions: what activities could be recommended for the teacher work based on the São Paulo State curriculum? Which aspects should be taken in consideration by the public network teachers of São Paulo Statefacing the challenge of creating complementary activities to the pedagogical proposal in the teacher’sguide book? The records of the teachers’ manifestations show the importance of continuing formations, the interest for certain approaches and possible obstacles for the implementation of such activities in the classroom. Keywords: Conic sections, Geogebra, Activities.Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2011-11-29
Comment citer
SILVA, M. B. Secções Cônicas: atividades com Geometria Dinâmica com base no Currículo do Estado de São Paulo. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7752. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).