A contextualização e os objetos digitais de aprendizagem na educação básica: o currículo e a sua aplicação na matemática <br> The background and objects digital learning in basic education: the curriculum and its application in mathematics
Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Matemática, ContextualizaçãoResumo
O presente texto é parte integrante do processo de pesquisas que os autores vêm realizando para compreender melhor o que ocorre no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica e propor alternativas metodológicas e estratégias didáticas que possam ser utilizadas. Os últimos índices e amostragens referentes a avaliações promovidas por órgãos governamentais demonstram que os resultados relacionados à disciplina não têm sido muito animadores e exigem ações urgentes para reverter tal cenário. A partir do termo contextualização, os autores iniciam o processo de pesquisa desmistificando o conceito e seu uso, apresentam aportes teóricos, oportunizam momentos de reflexão para melhor entendimento da problemática e oferecem alternativas metodológicas e estratégias didático-pedagógicas que podem ser utilizadas na Matemática em atendimento à requisição dos alunos e em sintonia com as TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação presentes já no cotidiano das salas de aula e principalmente fora delas.
Abstract
This paper is part of the process of research that the authors are making to better understand the motives s and possible methodological alternatives and teaching strategies that can be used in teaching and learning of Mathematics in Primary Education. The latest indices and sampling presented by government agencies have shown that mathematics related the results have not been very encouraging and that urgent actions need to be taken to reverse this scenario. From the term context, the authors begin the search process demystifying the term and its use. Present theoretical contributions, nurture moments of reflection to better understand the problem and offer methodological alternatives and didactic-pedagogical strategies that can be used in mathematics in compliance the request of students and in keeping with TDIC - Communication and Information Digital Technologies already present in everyday classrooms and mostly out of it. To contextualize this application and give greater significance, exemplifying through Digital Object Learning and suggest possibilities of use.
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