Educação Matemática em territórios contestados: um currículo diferenciado para as ilhas do litoral do Paraná <br> Mathematics Education in districts challenged: a differentiated curriculum for the islands of the coast of Paraná

Autores

  • Marcos Aurelio Zanlorenzi Universidade Federal do Paraná.
  • Anderson Martins Oliveira Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p209-229

Palavras-chave:

Educação Matemática, Currículo, Território.

Resumo

Com este trabalho procuramos identificar como a Educação Matemática aparece em uma proposta pedagógica diferenciada e que foi construída para as escolas das ilhas do litoral paranaense. Também apontamos a importância de uma proposta dessa natureza em um contexto marcado pelo refluxo das conquistas sociais historicamente constituídas, pela desconsideração de um conjunto de direitos humanos, sobretudo dos povos e comunidades tradicionais que habitam as ilhas do Paraná. Problematizamos as dificuldades de implementação da proposta e apontamos algumas possibilidades de avanço.

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Biografia do Autor

Marcos Aurelio Zanlorenzi, Universidade Federal do Paraná.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente trabalha como educador na Universidade Federal do Paraná - UFPR, Setor Litoral e é membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR .

Anderson Martins Oliveira, Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Atualmente trabalha como professor na Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

ZANLORENZI, M. A.; OLIVEIRA, A. M. Educação Matemática em territórios contestados: um currículo diferenciado para as ilhas do litoral do Paraná &lt;br&gt; Mathematics Education in districts challenged: a differentiated curriculum for the islands of the coast of Paraná. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 209–229, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i3p209-229. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33087. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática