Unindo as peças de um quebra-cabeça: perspectivas dialéticas e a gênese documental na formação inicial de professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p399-427Palavras-chave:
recurso, documento, gênese documental, professores, matemáticaResumo
Este artigo tem como objetivo ilustrar a Gênese Documental considerando uma situação real de planejamento e implementação de uma aula vivenciada por uma estudante de licenciatura em Matemática na perspectiva das três dialéticas instrumentação/instrumentalização, recurso “mãe”/recurso “filho” e atividade produtiva/ atividade construtiva. A situação real a que nos referimos compôs um dos estudos analisados durante o estágio pós-doutoral da primeira autora na UFPE e na ENS/Ifé de Lyon, entre os anos de 2016 e 2018. Para a releitura dos dados, elencamos três questões norteadoras: no que a estudante se apoia em termos de recursos? Quais as razões das suas escolhas? Quais são as aprendizagens no processo formativo? Como referencial teórico e metodológico, nós apoiamos na Abordagem Documental do Didático. Na análise da dialética instrumentação e instrumentalização, tivemos respostas para as perguntas: no que a estudante se apoia em termos de recursos? Quais são as adaptações? e observamos os recursos utilizados a partir do documento tarefa. Também neste estudo identificamos os recursos “mãe” e "filho”. No estudo dessas duas dialéticas inferimos o nascimento de um sistema de recursos da estudante construído para ensinar classificação de triângulos com o Geogebra. Na dialética atividade produtiva/atividade construtiva, tivemos respostas para as perguntas: quais as razões das suas escolhas? e quais foram as aprendizagens no processo formativo? quando analisamos os invariantes operatórios do esquema de criação de uma tarefa. O estudo das versões da tarefa foi essencial para identificarmos conhecimentos, crenças e aprendizagens da futura professora.
Referências
Alves, E.S. (2016). A Geometria Dinâmica no Estudo e Classificação dos Triângulos: adaptando exercícios do livro didático e construindo atividades com o Geogebra. [TCC em Educação Matemática, Universidade Federal da Paraíba]. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3708?locale=pt_BR
Alves, E., & Assis, C. (2018). A integração dos recursos livro didático e Geogebra: uma análise da tarefa classificação de triângulos na formação inicial do professor de matemática. Ensino da Matemática em debate, 5(3), 342-366, https://revistas.pucsp.br/emd/article/view/40918
Assis, C., Gitirana, V., & Trouche, L. (2019). A metamorfose do sistema de recursos de licenciandos em matemática na formação inicial. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, 6(16), 33-47, https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/908
Gueudet, G., & Trouche, L. (2016). Do Trabalho documental dos professores: gênesis, coletivos, comunidade. O caso da matemática. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero-americana, 6(3) https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2243/1815
Rocha, K.M., & Trouche, L. (2017). Documentational trajectory: a tool for analyzing the genesis of a teacher’s resource system across her collective work. In T. Dooley, & G. Gueudet (Eds.). Proceedings of the Tenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME10, February 1 – 5, 2017) (pp. 3732-3739). Dublin, Ireland: DCU Institute of Education and ERME
Trgalová, J. , Sokhna, M., Assis, C., Alturkmani, M., Espindola, E., Hammoud, R., Sayah, K.(2019). Teachers’ Resource Systems: Their Constitution, Structure and Evolution. In L. Trouche, G. Gueudet, & B. Pepin (eds.), The 'Resource' Approach to Mathematics Education (pp. 197 - 256). Springer.
Trouche, L., Gueudet, G., Pepin, B., Rocha, K., Assis, C., & Igliori, S. (2020). A abordagem documental do didático. DAD-Multilingual. https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-02664943/document
Vergnaud, G. (1998). Toward a cognitive theory of practice. In A. Sierpinska, & J. Kilpatrick (Eds.), Mathematics education as a research domain: A search for identity (pp. 227-241). Dordrecht: Kluwer.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).