O Jogo de Xadrez e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem
uma revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p501-525Palavras-chave:
Xadrez, educação, ensino, aprendizadoResumo
Este artigo tem o escopo de apresentar uma revisão integrativa de literatura, com vistas a apresentar pesquisas que tratam de o jogo de xadrez e a sua relação com os processos de ensino e aprendizagem escolar. Destarte, esta revisão utilizou-se das bases de dados ERIC; Portal CAPES; SciELO, Scopus Elzevier, Web of Science e a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, visando à coleta de dados. Foram incluídos na amostra artigos e dissertações de mestrado publicadas entre os anos de 2012 e 2021. Nenhuma tese de doutorado sobre o tópico foi encontrada no período. Atento aos critérios de inclusão, obtiveram-se seis artigos e vinte e uma dissertações que atenderam ao tema desta pesquisa: xadrez, ensino e aprendizagem em ambientes formais. Conquanto tenham vários estudos que envolvem o xadrez na escola, pesquisas que se propõem a construir uma abordagem pedagógica para o xadrez não são comuns. Esse fator indica a essencialidade de se analisar que o xadrez deve ser planejado, refletido, avaliado e sistematizado pedagogicamente, tendo em vista os processos de aprendizagem.
Metrics
Referências
Anjos, A. R. S. dos. (2019). Processos de resolução de problemas matemáticos sob a óptica da metacognição: estudo comparativo entre xadrezistas e não xadrezistas. [Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências. Universidade Federal Rural de Pernambuco], 131 f. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8340.
Beyea S. C, Nicoll L. H. (1998). Writing an integrative review. AORN J. 67(4): 877-80.
Borges, G. N. (2020). Uma sequência didática para o ensino de análise combinatória com auxílio do jogo de xadrez. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Santa Cruz. Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional]. https://profmat-sbm.org.br/dissertacoes/?aluno=&titulo=xadrez&polo=
Bueno Jr, J. A. (2017). O tabuleiro de xadrez no ensino de matemática. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Universidade Estadual de Campinas]. https://profmat-sbm.org.br/dissertacoes/?aluno=&titulo=xadrez&polo=.
Camargo, Brigido Vizeu, & Justo, Ana Maria. (2013). IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518. https://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-16.
Chitiyo, G. Zagumny, L. Littrell. M. N., Besnoy, K. Akenson. A. B. Davis, K. M. Ablakwa, C. & Lastres, M. (2021) Students’ Perceptions of the Benefits of Scholastic Chess Instruction. Brock Education Journal, v. 31(1). n. 1. p. 39-51. https://journals.library.brocku.ca/brockedGeorge Chitiyo.
Costa, A. V. P. (2018). Estudo da aplicação do jogo de xadrez como ferramenta de ensino de Matemá¬tica. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Universidade Federal do Piauí]. https://profmat-sbm.org.br/dissertacoes/?aluno=&titulo=xadrez&polo=.
Dias, B. R. (2020). Xadrez nas aulas de matemática. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ. [Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional]. https://profmat-sbm.org.br/dissertacoes/?aluno=&titulo=xadrez&polo=.
Friese, Susanne. (2022). ATLAS.ti Scientific Software Development GmbH. Versão do documento: 22.1.0.222 (03.06.2022 15:19:05), 2022. https://atlasti.com/de/research-hub/qualitative-analysesoftware.
Galvão, I. R., Azevedo, F. M. de (2021) O uso do xadrez como recurso metodológico para o ensino de geografia política na Educação Básica: a experiência do projeto “Residência Pedagógica” em Caicó/RN/Brasil. CONFINS - Revista Franco Brasileira de Geografia. v.50. n. 0. p. 1-11. DOI: https://doi.org/10.4000/confins.37915Aut.
Gil. A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª ed. p. 85-6.
Grillo, R. M. (2012). O Xadrez Pedagógico na Perspectiva da Resolução de Problemas em Mate¬mática no Ensino Fundamental. [Dissertação de Mestrado em Educação, Programa de Pós¬-Graduação em Educação, Universidade São Francisco]. https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/385/423581453701372.pdf.
Grillo, R. de. M., & Célia Grando, R. (2014). O xadrez, a resolução de problemas e o ambiente de jogo. Revista Científica CENSUPEG, (3), 95-107.
Grillo, R. de M., Navarro, E. R. N., Sousa, M. do C. de & Grando, R. C. (2020). O movimento lógico-histórico das pesquisas com o xadrez na educação matemática. Educação matemática em pesquisa: perspectivas e tendências, Vol. 2. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.org/articles/210102909.pdf.
Guaríze, C.G., Viegas, A. L. (2019) School chess and possible articulations with the Specialized Educational Assistance (SEA) of visually impaired students in the municipal network of Novo Hamburgo. Revista Liberato. v.20. n.34. p.113-210. DOI: 10.31514/rliberato.2019v20n34. p.133.
Krummenauer, W. L., Staub Jr, C. R. & Cunha, M. B. (2019) O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. v. 5, n. 2, p. 72–81. DOI: 10.35819/remat2019v5i2id3294.
Lopes, A. C. (2012). The game of chess and the student: a relationship that can work in mathematical problem solving. [Dissertação de Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 161 f. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10917.
Marques, B. M. (2018). A mobilização do pensamento algébrico através da resolução de problemas enxadrísticos. [Dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas. 94f. http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4440.
Matos, A. de. (2017). O Ensino de Física Através de Analogias com Variantes do Jogo de Xadrez: Potencializado com Realidade Aumentada. UFSC. 166 p. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178270.
Matos, A. de; (2017) O Ensino da Física através de analogias com variantes do jogo de Xadrez: Potencializado com Realidade Aumentada. [Dissertação de Mestrado Profissional, Universidade Federal de Santa Catarina]. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185390.
Matos, E. D. (2021) Xadrez de sociedade: do game à gamificação. [Dissertação Mestrado profissional, Universidade de Brasília]. https://repositorio.unb.br/handle/10482/41680.
Melo, A. S. A. de S.; Azevedo, S. L. M. de; Grillo, R. de M.; Santos, C. A. B. (2021). O jogo de xadrez e sua relevância pedagógica: Relato de experiência. Revista Ecologias Humanas. Vol. 7 nº. 8, págs. 57-62. https://www.researchgate.net/publication/359861488.
Meneghel, G. A. B. (2019). O conteúdo teórico do conceito de xadrez. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós- Graduação em Educação] 142 p. http://repositorio.unesc.net/handle/1/7068.
Moher, D. et al. (2009) Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement (Chinese edition). Journal of Chinese Integrative Medicine, v. 7, n. 9, p. 889-896.
Moura, J. A. A. de. (2021). O uso do jogo de xadrez como recurso auxiliar nas aulas de matemática: um estudo de caso na escola C.E. Inácio Passarinho. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Natureza. Programa de Mestrado Profissional em Matemática. https://profmat-sbm.org.br/dissertacoes/?aluno=&titulo=xadrez&polo=.
Neves, E. R. das. (2017). A prática do xadrez no contexto escolar e a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. [Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Brasília] 174 f. http://repositorio.unb.br/handle/10482/24297.
Oliveira, A. R. de. (2021). Contribuições do jogo de xadrez na prática de professores de matemática da educação básica. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática, Instituto Federal do Piauí]. https://profmat-sbm.org.br/dissertacoes/?aluno=&titulo=xadrez&polo=
Oliveira, J. G. S. (2019). Práticas laboratoriais envolvendo o jogo de xadrez. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal Rural do Semi-Árido]. https://profmat-sbm.org.br/dissertacoes/?aluno=&titulo=xadrez&polo= .
Ouzzani, M., Hammady, H., Fedorowicz, Z. et al. (2016). Rayyan - um aplicativo web e móvel para revisões sistemáticas. Sistema Rev 5, 210 (2016). https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4.
Paiva, R. (2016). Aplicações da Matemática Elementar no Xadrez. [Dissertação de Mestrado Profis¬sional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de São João del-Rey. https://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/profmat/DISSMES/T2014/14dissT2014.pdf.
Pinheiro, H. M. (2020). O Xadrez nas estratégias de resoluções de problemas matemáticos: Um olhar a partir da Neurociência. [Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará]. https://profmat-sbm.org.br/dissertacoes/?aluno=&titulo=xadrez&polo= .
Rezende Jr, L.N. & SA, A.V.M. de. (2016) O jogo do xadrez e a aprendizagem lúdica para adolescentes em ambiente socioeducativo. Educ. Puc. v. 21, n.2, p. 221-229. https://doi.org/10.5965/151939932112016013.
Rodrigues, M. L. (2015). O xadrez como um instrumento de ensino e aprendizagem, na perspectiva do ensino da Matemática. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Acre]. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-05122016-103952/publico/AderaldodosSantosJunior_revisada.pdf.
Santos Jr, A. (2016). O jogo de xadrez como recurso para ensinar e aprender matemática: relato de experiência em turmas do 6º ano do ensino fundamental. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade de São Paulo]. https://profmat-sbm.org.br/dissertacoes/?aluno=&titulo=xadrez&polo=.
Saviati. M. E. (2017). Manual do Aplicativo Iramuteq: versão 0.7 Alpha 2 e R Versão 3.2.3. http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati.
Sciascio, J. H. & Quenzer, S. M. (2015). Aprendendo xadrez: a satisfação dos alunos em jogar tecnologicamente ou tradicionalmente. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. v. 24, n. 44, p. 195-210. https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12689.
Soares, C. P. (2016). O uso do xadrez como mediador na Educação Matemática. [Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Escolar, Universidade Federal de Rondônia]. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1957.
Sousa, Y. S. O., Gondim, S. M. G., Carias, I. A., Batista, J. S., & Machado D. C. M. O uso do software. (2020). O uso do software Iramuteq na análise de dados de entrevistas. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 15, n. 2, p. 1–19. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v15n2/15.pdf.
Vulcão. D, G. (2022). Uma sequência didática sobre análise combinatória com utilização do jogo de xadrez. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pará] .61 f. https://profmat-sbm.org.br/dissertacoes/?aluno=&titulo=xadrez&polo=.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).