QUESTÕES CULTURAIS E IDENTITÁRIAS EM AMBIENTE DIGITAL: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O CURSO DE ESPANHOL NA PLATAFORMA EDMODO

Tarsila Rubin Battistella, Gisele Benck De Moraes

Resumo


Este artigo tem por objetivo abordar uma proposta de material didático para um curso de Espanhol, de nível universitário, na plataforma virtual de ensino Edmodo, compreendendo a questão identitária e cultural na formação do falante de língua estrangeira. Para tanto, são abordados os conceitos de aprendizado em ambiente digital, incluindo as novas formas de letramento, as estratégias de aprendizagem e o ensino de língua estrangeira com base nos PCNs e no Referencial Curricular do estado do Rio Grande do Sul. As atividades digitais são propostas e analisadas com base nos PCNs e nas estratégias de Oxford. Por meio da análise, nós consideramos que as atividades em ambiente digital possibilitam a interação, a formação identitária, a colaboração entre aprendizes e o professor na construção compartilhada do conhecimento em língua estrangeira.


Palavras-chave


Ambiente Digital; Plataforma Edmodo; Língua Espanhola.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM