QUESTÕES CULTURAIS E IDENTITÁRIAS EM AMBIENTE DIGITAL: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O CURSO DE ESPANHOL NA PLATAFORMA EDMODO

Autores/as

  • Tarsila Rubin Battistella IFRS
  • Gisele Benck De Moraes Universidade de Passo Fundo

Palabras clave:

Ambiente Digital, Plataforma Edmodo, Língua Espanhola.

Resumen

Este artigo tem por objetivo abordar uma proposta de material didático para um curso de Espanhol, de nível universitário, na plataforma virtual de ensino Edmodo, compreendendo a questão identitária e cultural na formação do falante de língua estrangeira. Para tanto, são abordados os conceitos de aprendizado em ambiente digital, incluindo as novas formas de letramento, as estratégias de aprendizagem e o ensino de língua estrangeira com base nos PCNs e no Referencial Curricular do estado do Rio Grande do Sul. As atividades digitais são propostas e analisadas com base nos PCNs e nas estratégias de Oxford. Por meio da análise, nós consideramos que as atividades em ambiente digital possibilitam a interação, a formação identitária, a colaboração entre aprendizes e o professor na construção compartilhada do conhecimento em língua estrangeira.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Tarsila Rubin Battistella, IFRS

Tarsila Rubin Battistella has a Ph.D. degree in Applied Linguistics (UNISINOS), a master’s degree in Languages and Linguistics (PUC-RS) and a degree in Languages (Portuguese and English - UPF). Actually, Tarsila is a Portuguese and English teacher at Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Ibirubá, Brasil. 

Gisele Benck De Moraes, Universidade de Passo Fundo

Gisele Benck de Moraes has a Ph.D. degree in Applied Linguistics (UNISINOS), a master degree in Languages (UPF) and a Language (Portuguese/Spanish) graduation (UPF). The author is a professor at UPF University and her research interests are related to education, learning, reading, teacher education in Spanish language and school practices

Publicado

2016-12-30

Cómo citar

Battistella, T. R., & De Moraes, G. B. (2016). QUESTÕES CULTURAIS E IDENTITÁRIAS EM AMBIENTE DIGITAL: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O CURSO DE ESPANHOL NA PLATAFORMA EDMODO. The ESPecialist, 37(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/13853

Número

Sección

Papers