Aprendizagem de Línguas In-Tandem: Teletandem como uma Proposta Alternativa em CALLT

João A. Telles, Maria Luisa Vassalo

Resumo


Em publicação anterior nesta mesma revista (Vassallo & Telles, 2006), apresentamos a fundamentação teórica e os procedimentos práticos de duas modalidades da abordagem à aprendizagem de línguas estrangeiras in-tandem - o tandem face-a-face e o e-tandem. Neste artigo, apresentamos nossa proposta de uma terceira modalidade – o Teletandem, como uma nova opção em CALLT. Trata-se de um Tandem virtual que utiliza as ferramentas on-line de escrita, leitura, áudio e vídeo do aplicativo Windows Live Messenger. Em seguida, descrevemos e argumentamos pela viabilização dos princípios teóricos e práticos desta terceira modalidade de Tandem no contexto de um projeto de pesquisa – o Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos. Um dos objetivos centrais deste projeto é proporcionar, por meio do espaço virtual do Teletandem, o contato dos alunos universitários brasileiros com outros povos da comunidade internacional e, por meio deste contato, o intercâmbio de suas respectivas línguas e culturas.

Palavras-chave


foreign language learning; Tandem; in-tandem;

Texto completo:

PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)