Integrando saberes teórico-práticos: desafios e perspectivas no trabalho interdisciplinar no curso de letras

Autores

  • Leandra Ines Seganfredo Santos Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Adriana Lins Precioso Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ariane Macedo Melo Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, formação docente, ensino de línguas, fazer pedagógico.

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever e discutir a formação de docentes em pré-serviço para atuação no ensino de línguas, a partir da experiência de um trabalho interdisciplinar. Os dados são provenientes de um grupo de acadêmicos matriculados no sexto semestre do Curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop, e foram coletados a partir das atividades propostas e do próprio fazer pedagógico. Os resultados da prática desenvolvida mostram que a formação inicial, mediante uma proposta reflexiva que oportunize a relação entre teoria e prática é almejada pelos futuros profissionais e se mostra mais significativa, pois se sentem melhor preparados para a atuação pedagógica em sala de aula.

Biografia do Autor

Leandra Ines Seganfredo Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Leandra Ines Seganfredo Santos holds a PhD in Linguistic Studies (UNESP/IBILCE) and is a postdoctoral fellow in Applied Linguistics and Language Studies (PUC/SP). She coordinates the Group of Studies and Research in Applied Linguistics (GEPLIA). Professor at the State University of Mato Grosso, she researches teaching and learning languages in Basic Education and teacher development. She participates in the Masters Program in Linguistics and PROFLETRAS.

Adriana Lins Precioso, Universidade do Estado de Mato Grosso

Adriana Lins Precioso holds a PhD degree in Literary Theory (UNESP/IBILCE). Professor at the State University of Mato Grosso, she coordinates the Research Group: Comparative Studies of Literature: identity trends, regional dialogues and discursive routes certified by CNPq. Currently, she researches the literary production of Mato Grosso, identity and difference, the fantastic. Professor of PROFLETRAS.

Ariane Macedo Melo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Ariane Macedo Melo is a Doctoral student in Applied Linguistics and Language Studies (PUC-SP). Member of the Group of Studies and Research in Applied Linguistics (GEPLIA); Member of the Research Project Design and Development of Instructional Material for classroom and digital contexts. Professor of English at the State University of Mato Grosso, she researches teaching and learning of English language and design of materials for classroom and digital contexts.

Downloads

Como Citar

Santos, L. I. S., Precioso, A. L., & Melo, A. M. (2015). Integrando saberes teórico-práticos: desafios e perspectivas no trabalho interdisciplinar no curso de letras. The Especialist, 36(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/21981

Edição

Seção

Artigos