Análise de compreensão de texto escrito em língua inglesa com base em gêneros (Biografia)

Autores

  • Leila Maria G. Filipini Universidade do Sagrado Coração - Bauru/São Paulo
  • Alinne da Silva Rios Universidade do Sagrado Coração - Bauru/São Paulo

Palavras-chave:

Ensino de LE, gêneros textuais, leitura, material didático.

Resumo

O ensino de leitura em língua estrangeira (LE) baseado em gêneros busca desenvolver capacidades de linguagem e construir estratégias de aprendizagem. Considerando a noção bakhtiniana (1997) de gêneros e a perspectiva dos estudos de Schneuwly e Dolz (2010), este artigo busca analisar uma atividade de leitura de um material didático para o 9º ano do Ensino Fundamental. Este se propõe, nas orientações metodológicas, a ensinar LE por meio dos gêneros. Esta proposta se cumpre parcialmente: utiliza-se o gênero como instrumento de ensino mais estrutural que de leitura. O aluno se envolve mais com verificação de conteúdos, reconhecendo informações e não construindo sentido.

Biografia do Autor

Leila Maria G. Filipini, Universidade do Sagrado Coração - Bauru/São Paulo

Leila Felipini is an English and Translation professor in undergraduate and graduate courses at USC- Bauru/SP. She holds a Master of Foreign Language Teaching from PUC-SP. Nowadays, she is a doctorate student at FOP – USP/Bauru.

Alinne da Silva Rios, Universidade do Sagrado Coração - Bauru/São Paulo

Alinne da Silva Rios is an English teacher at Four C Bilingual Academy in Bauru/SP. She holds a Specialization in Foreign Language Teaching from USC – Bauru/SP.

Downloads

Como Citar

Filipini, L. M. G., & Rios, A. da S. (2015). Análise de compreensão de texto escrito em língua inglesa com base em gêneros (Biografia). The Especialist, 36(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/21982

Edição

Seção

Artigos