A correção dialógica como proposta para o ensino do gênero abstract

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a11

Keywords:

Letramento acadêmico, Gêneros discursivos, Resumo acadêmico

Abstract

O presente trabalho apresenta uma proposta de produção do gênero abstract utilizando-se uma metodologia de correção dialógica, orientada por uma perspectiva bakhtiniana, e focada na discursividade do texto. A abordagem teórica sustentar-se-á numa perspectiva dialógica para o ensino dos gêneros textuais, partindo de uma visão discursiva sobre o ensino de produção escrita. Adotamos como critério de análise quatro qualidades discursivas propostas por Guedes (1994), necessárias para a construção de um texto: unidade temática, questionamento, objetividade e concretude. Estas qualidades serão utilizadas como ferramenta de correção textual apresentando os movimentos de reescrita que evidenciam o trabalho com as qualidades discursivas mencionadas.

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Author Biographies

Cintia Paula Santos Silva, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Cintia Paula Santos da Silva is a teacher at Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro. Currently is is a postgraduate student in the third year of her studies for a Doctorate degree in Applied Linguistics at Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) in the specialty of Language Studies and research area of Discourse Analysis. Email: cintia.santos@ifrj.edu.br

Rute Izabel Simões Conceição, Universidade Federal da Grande Dourados

Rute Izabel Simões Conceição is a professor at Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) and has a Doctorate degree in Applied Linguistics at the Graduate School of Linguistics, University of São Paulo. Areas of her professional interest are formative language assessment, corrective feedback, writing and rewriting. Email: ruteconceicao@ufgd.edu.br

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Published

2019-07-08

How to Cite

Silva, C. P. S., & Conceição, R. I. S. (2019). A correção dialógica como proposta para o ensino do gênero abstract. The ESPecialist, 40(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a11

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Section

Papers