A correção dialógica como proposta para o ensino do gênero abstract
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a11Keywords:
Letramento acadêmico, Gêneros discursivos, Resumo acadêmicoAbstract
O presente trabalho apresenta uma proposta de produção do gênero abstract utilizando-se uma metodologia de correção dialógica, orientada por uma perspectiva bakhtiniana, e focada na discursividade do texto. A abordagem teórica sustentar-se-á numa perspectiva dialógica para o ensino dos gêneros textuais, partindo de uma visão discursiva sobre o ensino de produção escrita. Adotamos como critério de análise quatro qualidades discursivas propostas por Guedes (1994), necessárias para a construção de um texto: unidade temática, questionamento, objetividade e concretude. Estas qualidades serão utilizadas como ferramenta de correção textual apresentando os movimentos de reescrita que evidenciam o trabalho com as qualidades discursivas mencionadas.
Metrics
References
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP – Pontes 1998.
BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec. 1999.
BASTOS, H.M.L. A escrita no ensino de uma Língua Estrangeira: reflexão e prática. In Paiva, V.L.M.(org) Ensino de Língua Inglesa: Reflexões e Experiências. UFMG. Pontes, 1996.
BIASOTTO, Milenne; CONCEIÇÃO, Rute Izabel Simões. O processo de reescrita mediado pela correção: mecanismos de parafrasagem. Raído, Dourados, MS, v.9, n.18, jan./jun. 2015.
CONCEIÇÃO, Rute Izabel Simões. Correção de texto: um desafio para o professor de português. Trab. Ling. Aplicada, Campinas, 43 (2): 323-344, Jul./Dez. 2004.
_______. Rute Izabel Simões. Ensino da escrita na universidade e na escola. No prelo, 2016.
CONNOR, U. Contrastive Rhetoric: Cross-cultural aspects of second-language writing. Cambridge Applied Linguistics. 1999.
GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação: O que é preciso para bem escrever. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
GORMAN, T. P. The teaching of composition. In: CELCE-MURCIA, M.; McINTOSH, L. (Ed.). Teaching English as a second or foreign language. Rowley: Newbury House, 1979.
GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Párabola Editorial, 2009.
JORDÃO, C.M.; MARTINEZ & HALU. (Des)conforto nas práticas de professoras de inglês. In: ZACCHI & TAVARES, 2013. (no prelo).
RUIZ, Eliana Donaio. Como Corrigir Redações na Escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2013.
SERAFINI, Maria Tereza. Como escrever textos. 6ed. São Paulo: Globo, 1994.
SILVA, T. Second language composition instruction: developments, issues, and directions in ESL. In: KROLL, B. (Ed.). Second language writing: research insights for the classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
VIEIRA, Iúta Lerche. Escrita para que te quero? Fortaleza: Edições Demócrito Rocha; UECE, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.