A correção dialógica como proposta para o ensino do gênero abstract

Authors

  • Cintia Paula Santos Silva Instituto Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-4324-2379
  • Rute Izabel Simões Conceição Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a11

Keywords:

Letramento acadêmico, Gêneros discursivos, Resumo acadêmico

Abstract

O presente trabalho apresenta uma proposta de produção do gênero abstract utilizando-se uma metodologia de correção dialógica, orientada por uma perspectiva bakhtiniana, e focada na discursividade do texto. A abordagem teórica sustentar-se-á numa perspectiva dialógica para o ensino dos gêneros textuais, partindo de uma visão discursiva sobre o ensino de produção escrita. Adotamos como critério de análise quatro qualidades discursivas propostas por Guedes (1994), necessárias para a construção de um texto: unidade temática, questionamento, objetividade e concretude. Estas qualidades serão utilizadas como ferramenta de correção textual apresentando os movimentos de reescrita que evidenciam o trabalho com as qualidades discursivas mencionadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Cintia Paula Santos Silva, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Cintia Paula Santos da Silva is a teacher at Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro. Currently is is a postgraduate student in the third year of her studies for a Doctorate degree in Applied Linguistics at Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) in the specialty of Language Studies and research area of Discourse Analysis. Email: cintia.santos@ifrj.edu.br

Rute Izabel Simões Conceição, Universidade Federal da Grande Dourados

Rute Izabel Simões Conceição is a professor at Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) and has a Doctorate degree in Applied Linguistics at the Graduate School of Linguistics, University of São Paulo. Areas of her professional interest are formative language assessment, corrective feedback, writing and rewriting. Email: ruteconceicao@ufgd.edu.br

References

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP – Pontes 1998.

BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec. 1999.

BASTOS, H.M.L. A escrita no ensino de uma Língua Estrangeira: reflexão e prática. In Paiva, V.L.M.(org) Ensino de Língua Inglesa: Reflexões e Experiências. UFMG. Pontes, 1996.

BIASOTTO, Milenne; CONCEIÇÃO, Rute Izabel Simões. O processo de reescrita mediado pela correção: mecanismos de parafrasagem. Raído, Dourados, MS, v.9, n.18, jan./jun. 2015.

CONCEIÇÃO, Rute Izabel Simões. Correção de texto: um desafio para o professor de português. Trab. Ling. Aplicada, Campinas, 43 (2): 323-344, Jul./Dez. 2004.

_______. Rute Izabel Simões. Ensino da escrita na universidade e na escola. No prelo, 2016.

CONNOR, U. Contrastive Rhetoric: Cross-cultural aspects of second-language writing. Cambridge Applied Linguistics. 1999.

GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação: O que é preciso para bem escrever. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

GORMAN, T. P. The teaching of composition. In: CELCE-MURCIA, M.; McINTOSH, L. (Ed.). Teaching English as a second or foreign language. Rowley: Newbury House, 1979.

GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Párabola Editorial, 2009.

JORDÃO, C.M.; MARTINEZ & HALU. (Des)conforto nas práticas de professoras de inglês. In: ZACCHI & TAVARES, 2013. (no prelo).

RUIZ, Eliana Donaio. Como Corrigir Redações na Escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2013.

SERAFINI, Maria Tereza. Como escrever textos. 6ed. São Paulo: Globo, 1994.

SILVA, T. Second language composition instruction: developments, issues, and directions in ESL. In: KROLL, B. (Ed.). Second language writing: research insights for the classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

VIEIRA, Iúta Lerche. Escrita para que te quero? Fortaleza: Edições Demócrito Rocha; UECE, 2005.

Published

2019-07-08

How to Cite

Silva, C. P. S., & Conceição, R. I. S. (2019). A correção dialógica como proposta para o ensino do gênero abstract. The ESPecialist, 40(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a11

Issue

Section

Papers