A enunciação em lavoura arcaica: relações discursivas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a10Keywords:
Enunciação, Discurso, Lavoura ArcaicaAbstract
Apoiada na Semiótica de linha francesa, a análise apresentada neste artigo, recortada de pesquisa de doutorado, destaca o romance (1975) e o filme (2001) Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar e Luiz Fernando Carvalho, respectivamente, sob a perspectiva da enunciação, instância linguística logicamente pressuposta pelo enunciado. A tentativa é entender qual o objetivo dos textos, ou seja, os mecanismos de produção de sentidos que estão sendo mobilizados por um enunciador para convencer um enunciatário de alguma coisa. Nesses objetos de análise, estamos lidando com texto literário e fílmico, gêneros discursivos construídos por um enunciador que cria e recria a realidade elaborando complexos efeitos de sentido que concedem ao enunciatário a perspectiva de criação de novas ideias sobre o mundo, ampliando seu conhecimento. O objetivo do trabalho é mostrar que o leitor-espectador das obras, no processo para a compreensão de texto, recupera a unidade deste, delineando os elementos que o compõem, verificando sua trajetória e captando as inter-relações que se estabelecem entre eles.
Metrics
References
AUMONT, J. et al. 6. ed. A estética do fime. Tradução Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 2007.
BENVENISTE, E. Problemas de lingüística geral II. Campinas: Pontes, 1989.
BARROS, D. L. P. de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1990.
__________, D. L. P. Teoria do Discurso: fundamentos semióticos. 3 ed. São Paulo: Humanitas, 2002.
BERTRAND, Dénis. Caminhos da semiótica literária. Bauru: Edusc, 2003.
CARVALHO, Luiz Fernando. Sobre o filme Lavoura Arcaica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação – as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 1996.
__________. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto,
a (2009).
__________. As astúcias da enunciação. São Paulo: Ática, 1999b.
_________. O Ethos do enunciador. In: CORTINA, Arnaldo.; MARCHEZAN, Renata Coelho (Orgs.) Razões e sensibilidades: A semiótica em foco. Araraquara: Laboratório Editorial/FCL/UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2004.
__________. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2008.
FLOCH, Jean – Marie. Documentos de Estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas – 1- São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2001.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Cultrix. s/d.
HERNANDES, Nilton. Semiótica dos jornais: análise do Jornal Nacional, Folha de São Paulo, Jornal da CBNM, Portal UOL, revista Veja. 2005, 324 fls. Tese. (doutorado em Linguística). Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2005.
JAKOBSON, R. Aspectos linguísticos da tradução. In: _________. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969.
LAVOURA ARCAICA. Direção de Luiz Fernando Carvalho. Brasil: Europa Filmes, 2001. DVD (172 min), son., color. Baseado no romance “Lavoura Arcaica” de Raduan Nassar.
MATTOS, Carlos Alberto. As paredes da casa. Prefácio. In: CARVALHO, Luiz Fernando. Sobre o filme Lavoura Arcaica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
METZ, Christian. [tradução Jean-Claude Bernadet]. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972 e 2004. – (Debates; 54 / dirigida por J. Guinsburg).
NASSAR, R. Lavoura Arcaica. 3ª ed. São Paulo: Companhia das letras, 1989.
PIETROFORTE. Antonio Vicente. Semiótica visual: o percurso do olhar. São Paulo: Contexto, 2004.
RODRIGUES, André Luis. Ritos da paixão em Lavoura Arcaica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SILVA, Odair José Moreira. A manifestação de cronos em 35 mm – o tempo no cinema. Dissertação de mestrado. São Paulo: FFLCH/USP, 2004.
__________. O suplício na espera dilatada: a construção do gênero suspense no cinema. Tese. (doutorado em Linguística). Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2011.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.