Atividade docente no processo de ensino aprendizagem da língua inglesa: caminhos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a4Keywords:
AAprendizagem, Ensino, Língua Inglesa, Contrato DidáticoAbstract
A partir dos estudos realizados por Guy Brousseau (2008) sobre as Situações Didáticas, o presente trabalho discute as contribuições do conceito de Contrato Didático para o processo ensino-aprendizagem da língua inglesa. O principal objetivo é estabelecer relações entre as interações dos alunos e a atividade docente. Nesse sentido, este estudo apresenta uma revisão bibliográfica que considerou o conceito citado como um meio alternativo de lidar com as dificuldades presentes no cotidiano escolar, além de estabelecer as relações consideradas relevantes para o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Independente das dificuldades do ambiente escolar e particularidades das propostas de ensino, o Contrato Didático se coloca como uma possiblidade de propiciar a melhora da oferta de ensino do idioma para todos os alunos do ensino público.
Metrics
References
ALMEIDA, Fernando Leite; BRITO LIMA, Anna Paula Avelar. Os Efeitos de Contrato Didático Na Sala de Aula de Matemática (CO). In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. 2011.
BELTRÃO, Rinaldo Cesar; SOUZA, Carla Maria Pinto; SILVA, Cláudia Patricia Silverio. Contrato Didático e suas influências na sala de aula. Educação Matemática Pesquisa, 2010, 12.2.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, Educação é a Base, 2017.
______. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, terceiros e quartos ciclos do ensino fundamental – Língua Estrangeira. Brasília, 1998.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
______. Plano Nacional de Educação - PNE/Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2014.
BROUSSEAU, G. Introdução a teorias das Situações Didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.
BRUN, Erik; BRUN, Milenna; MARQUES, Paloma. A aprendizagem de língua estrangeira na escola regular: desafios e possibilidades. A Cor das Letras, 2017, 5.1: 12-26.
CHAGAS, Lucas Araujo. O uso de ferramentas da internet no ensino de língua inglesa e seus reflexos na inclusão social de alunos de escolas públicas. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, 2013, 6.1: 63-75.
COOPER, Jennifer Sarah; TRAJANO, João Evangelista; SOUZA, Lidiane Cristina. Desafios do ensino da língua inglesa como língua estrangeira (ILE) em escolas públicas de Santa Cruz, RN. Working Papers em Linguística, 2014, 15.1: 43-56.
MARZARI, Gabriela Quatrin; BADKE, Mariluza Ribeiro. Ensino e aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas de Santa Maria/RS. Coleção Digital PUC Rio, 2013.
PIVATTO, Wanderley; SCHUHMACHER, Elcio. A tríade relação professor-estudante-saber nas aulas de Matemática: implicações do contrato didático na análise das expectativas dos sujeitos. Estação Científica (UNIFAP), 2014, 2.2: 95-103.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico, 2ª Ed., Novo Hamburgo - RS, Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo - ASPEUR Universidade Feevale, 2013.
RAMOS, Samantha Gonçalves Mancini; FURUTA, Susy Maria Zewe Coimbra. Novas tecnologias nas aulas de língua inglesa: aprimorando o processo de ensino/aprendizagem. Acta Scientiarum. Language and Culture, 2008, 30.2: 197-203.
SALESI, Camila Carla. O uso pedagógico da internet nas aulas de Língua Inglesa. In Norte, Mariangela Braga. Desafios para a docência em Língua inglesa [recurso eletrônico]: teoria e prática. São Paulo: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de língua estrangeira moderna para o ensino fundamental Ciclo II e ensino médio. São Paulo: SE, 2008.
SILVA, Benedito Antonio da Silva. Contrato didático. In: MACHADO, Silvia Dias A. Educação Matemática: uma introdução. 2ª ed. São Paulo: EDUC, 2010, 49-75.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Unidade 2–A pesquisa científica. Métodos de pesquisa, 2009, 31-42.
SOUZA, Carla Maria Pinto; LIMA, Anna Paula de Avellar Brito. O Contrato Didático a partir da aplicação de uma sequência didática para o Ensino de Progressão Aritmética. Zetetike, 2014, 22.2: 31-61.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.