Percursos históricos da luta político-ideológica dos surdos brasileiros por direitos sociais, linguísticos e educacionais

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DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a7

Keywords:

Movimento Social Surdo, Língua Brasileira de Sinais, Educação de Surdos, Direitos Linguísticos, História dos Surdos

Abstract

Este artigo reconstrói aspectos da história do movimento social surdo e analisa as configurações discursivas que orientaram suas ações em defesa de direitos sociais, linguísticos e educacionais. Esse movimento é abordado como um sistema de relações sociais que conecta atores diversos que interagem tanto na fase de latência, quando ocorre a produção compartilhada e a vivência antecipada de novos códigos culturais, quanto na fase de visibilidade, quando ocorrem demonstrações públicas, como passeatas e abaixo-assinados. Os resultados, com base na análise de documentos e entrevistas, apontam que a interação entre ativistas surdos e pesquisadores das línguas de sinais e da educação dos surdos influenciou um processo de mudança da ideologia coletiva desse movimento no sentido de uma visão da surdez como particularidade linguística e cultural. A nova ideologia fortaleceu a campanha pelo reconhecimento oficial da Língua Brasileira de Sinais e vem sendo fundamental nas lutas atuais por escolas bilíngues para surdos.

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Author Biography

Fábio Bezerra de Brito, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação (2013), na área de Educação Especial, pela Universidade de São Paulo. Bacharel (1997), licenciado (1998) e mestre (2002) em História pela Universidade de São Paulo. Desde 2001, é Professor de História da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EAFEUSP), onde atuou como Diretor (2005-2007) e Coordenador da Área de Ciências Humanas (2009-2010, 2013-2016). Pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq Políticas de Educação Especial da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos da USP (2002-2004) e pesquisador do Núcleo de Estudos em História Oral da USP (1995-2002). Trabalhou na Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP (2003-2004; 2006-2008) como professor-orientador das monografias de conclusão de curso do Programa de Educação Continuada Formação Universitária/Municípios. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) desde 2012. Possui experiência no campo da Educação, com ênfase em Educação Especial. Tem desenvolvido estudos e pesquisas principalmente nos seguintes temas: movimento social das pessoas com deficiência, história dos surdos e da língua de sinais no Brasil, educação do surdo, inclusão escolar, história da pesquisa em educação inclusiva no Brasil.

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Published

2019-12-12

How to Cite

Brito, F. B. de. (2019). Percursos históricos da luta político-ideológica dos surdos brasileiros por direitos sociais, linguísticos e educacionais. The ESPecialist, 40(3). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a7

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