¬Palavreando: uma proposta de aplicativo educacional móvel de aprendizagem de palavras em Português-Libras para surdos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a14Keywords:
Ensino/aprendizagem de Português-Libras, Educação linguística de surdos, Aplicativos educacionais móveisAbstract
Recorte de minha dissertação de mestrado, o presente trabalho, situado no campo da Linguística Aplicada, apoia-se nas teorias do círculo bakhtiniano (BAKHTIN/ VOLÓCHINOV, 2017) para apresentar as principais características do Palavreando: uma proposta de aplicativo educacional móvel para surdos, cujo objetivo central é auxiliar a aprendizagem de palavras em Português-Libras. Para o desenvolvimento da proposta, parti da ideia de que a aprendizagem de palavras realiza-se como um processo discursivo, plurilíngue e multimodal de construção de sentidos. Atualmente, o app é objeto de estudo de uma pesquisa doutoral em andamento e encontra-se em fase de pilotagem. Espera-se que o Palavreando venha a constituir-se como um recurso que possibilite aos surdos resistirem aos sentidos estabilizados, resignificá-los e construí-los segundo seus repertórios e experiências de vida. Para tanto, o aplicativo deve ser compreendido como um objeto que ganha vida no uso pela comunidade e que, portanto, está em constante processo de (re)construção.
Metrics
References
ANDRÉ, M.E.D.A. Etnografia da Prática Escola. Campinas, SP: Papirus, 2003.
BAKHTIN, M. M. A Teoria do Romance I – A estilística. São Paulo: Editora 34, 2017 [1934-1935].
_________. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979].
BAKHTIN, M. M./Volochínov, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].
BEZEMER, J.; KRESS, G. Multimodality, learning and communication: a social semiotic frame. London: Routledge, 2016.
BUNZEN, C. Construção de um objeto de investigação complexo: o livro didático de língua portuguesa. Estudos Lingüísticos XXXIV, p. 557-562, 2005. [ 557 / 562 ].
CAVALCANTI, M. C. Um olhar metateórico e metametodológico em pesquisa em linguística aplicada: implicações éticas e políticas. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola (2006): 233-51.
CAVALCANTI, M. C. e SILVA, I. (2007). ““Já que ele não fala, podia ao menos escrever...”: O grafocentrismo naturalizado que insiste em normalizar o surdo.” In: CAVALCANTI, M. C. e KLEIMAN, A. B. (Org.). Lingüística Aplicada: Suas Faces e Interfaces, Mercado das Letras, São Paulo.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. São Paulo: Editora UNESP, 1991. - (Biblioteca básica).
GEE, J. P; HAYES, E. R. Language and learning in the digital age. Routledge, 2011.
GNL. A pedagogy of multiliteracies – Designing social futures. In: COPE, B; KALANTZIS, M. (Eds.) Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London/NY: Routledge, 2006[2000/1996].
HUMBOLDT, W. On Language: The Diversity of Human Language-Structure and its Influence on the Mental Development of Mankind. Tradução ed Peter Heath. Cambridge: Cambridge University Press, 1988 [1836].
JEWITT, C.; BEZEMER, J.; O’HALLORAN, K. Introducing Multimodality. London and New York: Routledge, 2016, Paperback 219 p. ISBN: 978-04-15-63926-2.
KEATING, A. Teaching trasnformation: transcultural classroom dialogues. New York: Palgrave MacMillan, 2007.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.
LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. Paradigmatic controversies, contradictions, and emerging confluences. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Ed.). Handbook of Qualitative Research. 2nd ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2000. p. 163-188.
MOITA LOPES, L. P. Uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA-LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MOURA, M. C. de. O surdo O surdo O surdo O surdo O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.
PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. IN: MOITA LOPES, L.P. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p.67-84.
_______________. Posthumanist Applied Linguistics. New York: Routledge, 2017.
RÉE, J. I see a voice I see a voice I see a voice I see a voice I see a voice: deafness, language and the senses: a philosophical history. New York: Metropolitan Books, 1999.
ROCHA, C. H. Línguas estrangeiras na infância, formação cidadã e letramento crítico. In: STURM, L; TOLDO, C. (Org.). Desafios contemporâneos do ensino: língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Editora Record, 2000.
SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade: Questões e Perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
STELLA, P. R. Palavra. In: Bakhtin: conceitos-chave. Beth Brait (Org.). São Paulo: Contexto, 2005.
SKLIAR, C. La educación de los sordos La educación de los sordos La educación de los sordos La educación de los sordos La educación de los sordos: una reconstrucción histórica, cognitiva y pedagógica. Mendoza: EDIUNC, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.