¬Palavreando: uma proposta de aplicativo educacional móvel de aprendizagem de palavras em Português-Libras para surdos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a14Palavras-chave:
Ensino/aprendizagem de Português-Libras, Educação linguística de surdos, Aplicativos educacionais móveisResumo
Recorte de minha dissertação de mestrado, o presente trabalho, situado no campo da Linguística Aplicada, apoia-se nas teorias do círculo bakhtiniano (BAKHTIN/ VOLÓCHINOV, 2017) para apresentar as principais características do Palavreando: uma proposta de aplicativo educacional móvel para surdos, cujo objetivo central é auxiliar a aprendizagem de palavras em Português-Libras. Para o desenvolvimento da proposta, parti da ideia de que a aprendizagem de palavras realiza-se como um processo discursivo, plurilíngue e multimodal de construção de sentidos. Atualmente, o app é objeto de estudo de uma pesquisa doutoral em andamento e encontra-se em fase de pilotagem. Espera-se que o Palavreando venha a constituir-se como um recurso que possibilite aos surdos resistirem aos sentidos estabilizados, resignificá-los e construí-los segundo seus repertórios e experiências de vida. Para tanto, o aplicativo deve ser compreendido como um objeto que ganha vida no uso pela comunidade e que, portanto, está em constante processo de (re)construção.
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