A questão do bilinguismo. Uma discussão teórica sobre os conceitos de bi, multi e plurilinguismo na Educação para Surdos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a3

Keywords:

Bilinguismo, CEAADA, Educação para Surdos, Multilinguismo, Plurilinguismo

Abstract

Este artigo tem por objetivo discutir os conceitos de aquisição de segunda língua, bilinguismo, multilinguismo e plurilinguismo na Educação para Surdos, tendo como referencial teórico os autores De Angelis (2007), Pinto (2013), Scarpa (2001), Campos (2012), Grosjean (1992) e Cavalli et al. (2009). A questão fundamental foi entender se o CEAADA, instituição pública?Privada? de ensino de Cuiabá, capital de Mato Grosso, que tem como primazia atender a um público com deficiência auditiva, múltiplas deficiências e também alunos surdo-cegos, é ou não uma escola bilíngue, conforme é apresentado nos documentos oficiais, a exemplo do Projeto Político Pedagógico: “Por ser uma escola de educação bilíngue, sendo a Língua Portuguesa a segunda língua e a LIBRAS, a primeira língua, a língua de instrução será a Língua Brasileira de Sinais” (PPP CEAADA, 2016, p. 91). Como resultado, não concebemos que plurilinguismo ou monolinguismo sejam adequados à realidade do e no CEAADA e que o termo e o conceito teórico/prático de bilinguismo seja o que melhor se enquadra à realidade analisada e vivenciada nessa escola. O artigo ainda abre a discussão para um acompanhamento prático do conceito de bilinguismo.

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Author Biographies

Larissa Ruth Siniak dos Anjos Härter, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação em Jornalismo pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande (2008) e em Letras Literatura pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Possui MBA em Marketing e Comunicação Social (2010). Possui Pós-Graduação em Tradução/Interpretação e Docência de LIBRAS (2018). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda, Promoção de eventos e Docência.

Flávia Girardo Botelho Borges, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, do Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Ensino, Interação e Aprendizagem (LEIA). Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: português como língua estrangeira, letramentos, gêneros textuais e morfossintaxe. 

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Published

2019-12-12

How to Cite

Härter, L. R. S. dos A., & Borges, F. G. B. (2019). A questão do bilinguismo. Uma discussão teórica sobre os conceitos de bi, multi e plurilinguismo na Educação para Surdos. The ESPecialist, 40(3). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a3

Issue

Section

Papers