Letramento, bilinguismo e empoderamento feminino surdo: uma análise crítica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a2

Keywords:

Letramento, Bilinguismo, Empoderamento feminino surdo

Abstract

Este artigo apresenta  resultados parciais de uma  pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudos Gecal, Capes-UnB,  com o objetivo de verificar a relação entre letramento, bilinguismo  e empoderamento feminino surdo em uma perspectiva crítica. Foi analisado o Projeto Político Pedagógico da Escola Bilíngue de Taguatinga, doravante EBT, desenvolvendo uma interface metodológica da Linguística Aplicada Crítica (LAC),  da  Análise de Discurso Crítica (ADC), (FAICLOUGH, 2003) e da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 1992; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014, 2004), observando também conceitos propostos pela Pedagogia Crítica de Paulo Freire. Especificamente, analisamos o PPP da EBT para  observar como o Poder Público lida com determinada realidade. Ou seja,  nos interessou investigar uma parcela da realidade que envolve a aluna surda:  o tratamento dispensado à mulher-estudante surda  no texto do PPP da EBT,  no que tange à existência ou não de  estratégias  de letramento  que visem seu empoderamento.

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Author Biography

Sônia Margarida Ribeiro Guedes, Universidade de Brasília- UnB

Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado  de Educação do Distrito Federal; Consultoria Pedagógica na área de Língua Portuguesa e revisão de textos.  Professora de Linguística do Instituto Gradual/Grupo Educacional FATEMA. Pesquisadora  na área de Linguística,  ensino e aprendizagem de Português e formação de professores.  Faz estágio pós-doutoral pelo  Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília – UnB, em que pesquisa, no âmbito da Escola Bilíngue de Taguatinga, DF,  as metodologias de  ensino de Português escrito para surdos e formação de professores. 

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Published

2019-12-12

How to Cite

Guedes, S. M. R., da Silva, K. A., & Nogueira Dias, T. R. (2019). Letramento, bilinguismo e empoderamento feminino surdo: uma análise crítica. The ESPecialist, 40(3). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a2

Issue

Section

Papers