Letramento, bilinguismo e empoderamento feminino surdo: uma análise crítica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a2Palavras-chave:
Letramento, Bilinguismo, Empoderamento feminino surdoResumo
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudos Gecal, Capes-UnB, com o objetivo de verificar a relação entre letramento, bilinguismo e empoderamento feminino surdo em uma perspectiva crítica. Foi analisado o Projeto Político Pedagógico da Escola Bilíngue de Taguatinga, doravante EBT, desenvolvendo uma interface metodológica da Linguística Aplicada Crítica (LAC), da Análise de Discurso Crítica (ADC), (FAICLOUGH, 2003) e da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 1992; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014, 2004), observando também conceitos propostos pela Pedagogia Crítica de Paulo Freire. Especificamente, analisamos o PPP da EBT para observar como o Poder Público lida com determinada realidade. Ou seja, nos interessou investigar uma parcela da realidade que envolve a aluna surda: o tratamento dispensado à mulher-estudante surda no texto do PPP da EBT, no que tange à existência ou não de estratégias de letramento que visem seu empoderamento.
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