Teatro: Possibilidade de Desenvolvimento de Agência em Atividades organizadas pela linguagem da Argumentação Colaborativa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i5a8

Keywords:

Argumentação Colaborativa, Teatro, Cadeia Criativa, Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, Linguagem

Abstract

Este artigo discute a argumentação colaborativa na organização da linguagem, em um projeto de teatro, voltado ao desenvolvimento de novos modos de agir (agência), em um sistema de atividades em cadeia (LIBERALI) que se propõe criativa. Trata-se de um recorte da dissertação de mestrado, desenvolvida com alunos do 7º. ano do Ensino Fundamental, “Teatro como Possibilidade de Desenvolvimento de Agência” (MOTA-SALVADOR, 2014), defendida na PUC-SP. Está inserido no contexto da Linguística Aplicada Crítica, apoiado na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC), na linguagem da argumentação colaborativa como organização central para o desenvolvimento de relações dialógicas em contextos educacionais. Teórico-metodologicamente está organizado com base na abordagem da Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2010; 2011; 2018), cujo objetivo é criar contextos de negociação na construção de conhecimento novo e ações críticas no agir com outros. Os dados são um recorte de um dos Elos de uma Cadeia Criativa, analisados com base nas discussões da linguagem da argumentação colaborativa (LIBERALI, 2011; 2013). Os resultados mostram a relevância da organização da linguagem pela argumentação colaborativa nas interações, para todos os participantes e sua importância ao agir intencional e responsivo na construção de relações que possibilitem desenvolvimento cultural, em contextos multissemióticos.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Francisca Nunes Mota-Salvador, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


Francisca Nunes da Mota Salvador é Graduada em Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio pela Faculdade J. Simões - Ensino Superior (2008) e graduada em LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS pela Universidade de Uberaba (2009). Especialista em Gestão Estratégica Educacional nas vertentes da Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre -ES (2010). Fundadora e diretora do Instituto Dinâmico, onde também atua como professora. Tem experiências com projetos na área de Linguística Aplicada, com ênfase nos temas leitura, escrita e teatro. Orientanda da Profª e Dra Maria Cecília Camargo Magalhães, uma das líderes do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar – LACE, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. MESTRA E DOUTORANDA EM LINGUÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DA LINGUAGEM pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. (2016). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9979-0131

 

Maria Cecília Camargo Magalhães, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Cecília Camargo Magalhães é Graduada em Letras Germânicas (Português, Inglês e Alemão) pela Universidade de São Paulo (1970), Licenciada em Português e Inglês pela Universidade de São Paulo (1971), Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980) e Dra. em Educação pelo College of Education - Virginia Polytechnic Institute and State University (1990) em Currículo e Instrução com foco na leitura e em formação contínua de professores, com base na metodologia colaborativo-crítica. Defendeu tese de DR com um trabalho colaborativo desenvolvido com uma professora de um grupo de reforço em leitura, em uma escola americana. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Departamento de Linguística e PPG em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua materna e estrangeira, leitura e escrita no ensino-aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, formação contínua de professores colaborativos e críticos, formação de educadores para contextos bi/multilíngues, metodologia de pesquisa Crítica de Colaboração. Sua pesquisa está embasada no quadro da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural e na concepção enunciativa de linguagem (Volochinov e Bakhtin). Em programas de extensão, coordena e ministra sobre formação de educadores, teorias de ensino-aprendizagem, leitura e escrita com foco nos gêneros do discurso e questões de cidadania. É uma das líderes do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar - LACE e atua como Editora de Seção na Revista Delta. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8567-0358

References

ARISTÓTELES. [350aC]1998. Retórica. Introdução de Manuel Alexandre Júnior. Tradução do grego e notas de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhous e Alberto e Abel do Nascimento Pena. Lisboa: INCM.

BRONCKART, J.P. 1999. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC.

DOLZ, J. e SCHNEUWLY B. 2004. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: B. SCHNEUWLY J. DOLZ et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, p. 41-70.

EDWARDS, A. 2005. Relational Agency: Learning to be a resourceful practitioner. International Journal of Educational Research, n. 43, p. 168-182.

ENGESTRÖM, Y. 2013. A Teoria da Atividade Histórico-Cultural e suas contribuições à Educação, Saúde e Comunicação: entrevista com Monica Lemos, Marco Antonio Pereira-Querol, Ildeberto Muniz de Almeida. Comunicação Saúde Educação v. 17, n. 46, p. 715-27, jul./set.

______. 2011. From design experiments to formative interventions. Theory Psychology, n. 21 vol. 5, p. 598-628.

______ .1999. Learning by Expanding: ten years after. Disponível em: <http://lchc.ucsd.edu/mca/Paper/Engestrom/expanding/intro.htm>. Acesso em: 03 fev. 2018.

______ . 1987. Learning by Expanding: An Activity-theorical Approach to Developmental Research. Orienta-Konsutil, Helsink. Disponível em: <http://lchc.ucsd.edu/mca/Paper/Engestrom/Learning-by-Expanding.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2017.

FERRAZ, L. 2015. Caminhos retóricos incômodos: argumentação e humor em “A encalhada, de Ingrid Guimarães e Aloisio Abreu. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Naturais – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES.

FREIRE, P. 2000. Pedagogia da autonomia. 46ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FULLAN, M. e HARGREAVES A. 2000. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre, RS: Editora Artmed.

LEONTIEV, A. N. 1977. Activity and Consciousness. Philosophy in the USSR: Problems of Dialectical Materialism. Progress Publishers. Disponível em: <http://www.marxists.org/archive/leontev/works/1977/leon1977.htm>. Acesso em: 11 jun. 2013.

LIBERALI, F. C. 2013. Argumentação em Contexto Escolar. Pontes: Campinas, SP,

______. 2012 a. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Campinas, SP: Pontes Editores.

______. 2011. Cadeia Criativa: uma possibilidade para a formação crítica na perspectiva da teoria da atividade sócio-histórico-cultural. In: M. C. C. MAGALHÃES e S. S. FIDALGO (Orgs). Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas, SP: Mercado de Letras, p. 13-39.

______. 2006. Creative chain in the process of becoming a whole. THE 7TH INTERNATIONAL L. S. VYGOTSKY MEMORIAL CONFERENCE, Moscou, Rússia.

LIBERALI, F. C. e FUGA V. P. 2012. Argumentação e formação/gestão de educadores no Quadro da teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural. Desenredo, Passo Fundo, RS, v.8, n.2, p. 131-151, jul./dez.

LIBERALI, F. C. e M. C. C. MAGALHÃES. 2009. Formação de professores e pesquisadores: argumentando e compartilhando significados. In: TELLES, João. Formação inicial e continuada de professores de línguas: dimensões e ações na pesquisa e na prática. Campinas: Pontes, p. 43-66.

MAGALHÃES, M. C. C. 2011. Pesquisa Crítica de Colaboração: escolhas epistemo-metodológicas na organização e condução de pesquisas de intervenção no contexto escolar”. In: M. C. C. MAGALHÃES e FIDALGO, S. S. (Orgs). Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas, SP: Mercado de Letras, , p. 13-39.

______. 2010. Pesquisa crítica de colaboração: uma pesquisa de intervenção no contexto escolar. In: SILVA, Léa Stahlschmidt Pinto; LOPES, Jader Janer Moreira. (Orgs). Diálogos de pesquisas sobre crianças e infâncias. Niterói, RJ: Editora da UFF, p. 20-40.

______. 2009. O método para Vygotsky: a zona proximal de desenvolvimento como zona de colaboração e criticidade criativas. In: R. H. SCHETTINI et al. Vygotsky: uma revisita no início do século XXI. São Paulo: Andross, , p. 53-78.

MOTA-SALVADOR, F. N. 2014. Da Lousa ao Palco: Teatro como possibilidade de desenvolvimento de Agência, 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – LAEL, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

NEWMAN, F. e HOLZMAN, L. 2002. Lev Vygotsky: cientista revolucionário. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo, Loyola.

NININ, M. O. G. 2013. Da pergunta como ato monológico avaliativo à pergunta como espaço para expansão dialógica. Uma investigação à luz da Linguística aplicada sobre modos de perguntar. São Carlos: Pedro & João.

NININ, M. O. G. e MAGALHÃES, M. C. C. 2017. A linguagem da colaboração crítica no desenvolvimento da agência de professores de Ensino Médio em serviço. Alfa, São Paulo, v.61, n.3, p.625-652.

PERELMANN, C. e OLBRECHTS-TYTECA, L. 2005. Tratado da Argumentação: Nova Retórica. Trad. Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2ª Ed.

PONTECORVO, C.; AJELLO, A M.; ZUCCHERMAGLIO, C. 2005. Discutindo se aprende: interação social, conhecimento e escola. Trad. Cláudia Bressan e Susana Termignoni. Porto Alegre, RS: Artmed.

SOARES, M. H. 2014. Práticas de leitura no teatro de grupo: aproximações com a escola. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/T.48.2014.tde-01102014-140021. Acesso em: 31-01-2019.

VYGOTSKY, L. S. [1934] 2008. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

______. [1930]. La imaginación y el arte en la infancia. Disponível em: http://www.antorcha.net/biblioteca_virtual/pedagogia/vigotsky/indice.html. Acesso em: 27 ago. 2018.

______. [1930] 2008. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.

Published

2020-12-31

How to Cite

Mota-Salvador, F. N., & Magalhães, M. C. C. (2020). Teatro: Possibilidade de Desenvolvimento de Agência em Atividades organizadas pela linguagem da Argumentação Colaborativa. The ESPecialist, 41(5). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i5a8

Issue

Section

Papers