Um estudo qualitativo sobre o papel da Instrução com Foco na Forma na aprendizagem dos clíticos do espanhol por brasileiros

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i5a10

Keywords:

Clíticos, Foco na Forma, Entrevista narrativa, Espanhol

Abstract

O objetivo neste estudo foi analisar a importância da Instrução com Foco na Forma (doravante IFF) na aprendizagem dos pronomes clíticos acusativos de uma nova língua, especificamente de língua espanhola. Como base teórica, partimos dos conceitos teóricos de Spada (1997), Ellis (2001) e Dekeyser (2003) relacionados à IFF, tais como instrução explícita e implícita, foco na forma planejado e incidental, entre outras definições. Os dados foram coletados, a partir de uma entrevista narrativa escrita, em uma turma de alunos de Letras de uma universidade privada no Sul do Brasil. As respostas dos participantes evidenciaram a relevância da intervenção pedagógica e da IFF, principalmente da instrução explícita, para a aprendizagem da língua-alvo.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Gisele Benck de Moraes, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Linguística Aplicada pela Unisinos (2014). Professora Titular II do Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Mariane Rocha Silveira, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Letras – Estudos Literários pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora de Língua Espanhola, Literatura e Leitura e Produção Textual na Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora de Redação no Centro de Ensino Médio Integrado UPF. Bolsista Capes.

References

BOÉSSIO, C.P.D. 2003. A transferência indevida do infinitivo flexionado no ensino do espanhol para brasileiros. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.

COSTA, G.V.M. 2004. O uso do presente do modo subjuntivo em língua espanhola: contribuição para aprendizes brasileiros. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.

DUTRA, E.O. 2015. Os efeitos da instrução com foco na forma na aprendizagem dos clíticosde 3ª pessoa do espanhol por universitários brasileiros. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada), Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo.

_____________. 2019. A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional. Interfaces, v.19, n.1, 121-133. São Paulo.

DEKEYSER, R. 1995. Learning second language grammar rules: An experiment with a miniature linguistic system. Studies in Second Language Acquisition, 17.3: 379-410.

_____________. 2003. Implicit and explicit learning. In: C.J. DOUGHTY; M.H. LONG (Eds.). The handbook of second language acquisition. Oxford, Massachusetts e Victoria: Blackwell. Publishing. pp. 313-348.

DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. 1998. Focus on Form in Classroom Second Language Acquisition. New York: Cambridge University Press.

ELLIS, R. 2001. Introduction: investigating form-focused instruction. Language Learning, 51.1: 1-46.

___________. 2016. Focus on form: A critical review. Language Teaching Research, 20.3: 405-428.

GOOGLE FORMS. 2019. [Software]. Disponível em: https://docs.google.com/forms/. Acesso em: 20 jun. 2019.

HAN, Y.; ELLIS, R. 1998. Implicit knowledge, explicit knowledge and general language proficiency. Language Teaching Research, 2.1: 1-23.

LIMA JÚNIOR, R.M. 2010. Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira. RBLA, 10.3: 747-771. Belo Horizonte

LONG, M. 1991. Focus on form: a design feature in language teaching methodology. In: K. DE BOT; R. GINSBERG; C. KHAMSCH (Eds.). Foreign – Language Research in Cross-Cultural Perspective. Amsterdam: Benjamins. pp. 39-52.

LONG, M.; ROBINSON, P. 1988. Focus on form: Theory, research and practice. In: C. DOUGHTY; J. WILLIAMS (Eds.). Focus on form in classroom second language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press. pp. 15-63.

MITCHELL, R.; MYLES, F.; MARSDEN, E. 2013. Second language learning theories. 3a ed. London: Routledge.

NICHOLAS, H.; LIGHTBOWN, P.; SPADA, N. 2001. Recasts as feedback to language learners. Language Learning, 51.4: 719-758.

NORRIS, J.; ORTEGA, L. 2000. Effectiveness of L2 instruction: A research synthesis and quantitative meta-analysis. Language Learning, 50.3: 417-528.

ROEHR, K. 2008. Linguistic and metalinguistic categories in second language learning. Cognitive Linguistics, 19.1: 67-106.

SPADA, N. 1997. Form-focused instruction and second language acquisition: A review of classroom and laboratory research. Language Teaching, 30.2: 1-15.

VILLALBA, T.K.B. 2002. Pepe vio que no tiene jeito, su mujer es así mismo: as delicadas relações lexicais entre a L1 e a L2 na aquisição de español por universitários brasileiros. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

WILLIAMS, J.M. 2009. Implicit learning in second language acquisition. In: W.C. RITCHIE; T.K. BHATIA (Eds.). The new handbook of second language acquisition. Bingley: Emerald Group. pp. 319-53.

Published

2020-12-31

How to Cite

Moraes, G. B. de, & Silveira, M. R. (2020). Um estudo qualitativo sobre o papel da Instrução com Foco na Forma na aprendizagem dos clíticos do espanhol por brasileiros. The ESPecialist, 41(5). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i5a10

Issue

Section

Papers