Um estudo qualitativo sobre o papel da Instrução com Foco na Forma na aprendizagem dos clíticos do espanhol por brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i5a10

Palavras-chave:

Clíticos, Foco na Forma, Entrevista narrativa, Espanhol

Resumo

O objetivo neste estudo foi analisar a importância da Instrução com Foco na Forma (doravante IFF) na aprendizagem dos pronomes clíticos acusativos de uma nova língua, especificamente de língua espanhola. Como base teórica, partimos dos conceitos teóricos de Spada (1997), Ellis (2001) e Dekeyser (2003) relacionados à IFF, tais como instrução explícita e implícita, foco na forma planejado e incidental, entre outras definições. Os dados foram coletados, a partir de uma entrevista narrativa escrita, em uma turma de alunos de Letras de uma universidade privada no Sul do Brasil. As respostas dos participantes evidenciaram a relevância da intervenção pedagógica e da IFF, principalmente da instrução explícita, para a aprendizagem da língua-alvo.

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Biografia do Autor

Gisele Benck de Moraes, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Linguística Aplicada pela Unisinos (2014). Professora Titular II do Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Mariane Rocha Silveira, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Letras – Estudos Literários pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora de Língua Espanhola, Literatura e Leitura e Produção Textual na Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora de Redação no Centro de Ensino Médio Integrado UPF. Bolsista Capes.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Moraes, G. B. de, & Silveira, M. R. (2020). Um estudo qualitativo sobre o papel da Instrução com Foco na Forma na aprendizagem dos clíticos do espanhol por brasileiros. The Especialist, 41(5). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i5a10

Edição

Seção

Artigos