O Texto Instrucional como um Gênero Textual

Adiane Fogali Marinello, Odete Maria Benetti Boff, Vanilda Salton Köche

Resumo


Este artigo objetiva analisar o texto instrucional como um gênero textual, e faz parte da pesquisa denominada Leitura e produção de textos na perspectiva dos gêneros textuais, realizada na Universidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos. Apresentam-se inicialmente, alguns pressupostos teóricos sobre gêneros textuais e, na seqüência, caracteriza-se o texto instrucional. Posteriormente, analisa-se um texto instrucional, e, por fim, sugerem-se atividades relacionadas à leitura e escrita do gênero em questão, direcionadas a alunos do Ensino Médio e Superior.

Palavras-chave


texto instrucional; gênero textual; ensino; produção textual

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Apoio:

Vinculada ao programa: 

 

Fomento:


Indexadores: 

ISSN 2318-7115

 A The ESPecialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/esp. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/esp.