Os Conteúdos Midiáticos Sobre Padrões de Beleza Pela Ótica Adolescente: Uma Proposta de Ensino de Leitura Instrumental Crítica
Resumo
Este artigo analisa uma atividade de um conjunto de práticas pedagógicas que tiveram por objetivo problematizar a construção dos conceitos padronizados de beleza veiculados pela mídia. As interações ocorreram em uma sala de aula de Inglês durante o terceiro bimestre de 2007 em uma turma de 3º ano do ensino médio/técnico do curso de Enfermagem de uma instituição federal. Na análise dos dados gerados, apresentaremos as respostas dos alunos às perguntas de um questionário desenvolvido pelo site MEDIA AWARENESS NETWORK. Utilizamos como aporte teórico as vozes de Bakhtin (2003) e Vygotsky (1973, 1998, 2001) e, como metodologia de pesquisa, a etnografia (Erickson, 1984, Moita Lopes, 1996).
Palavras-chave
pesquisa etnográfica; leitura crítica; mídia; padrões de beleza
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