Relevância da Pragmática e da Teoria dos Atos de Fala Para o Ensino de Inglês Como Língua Estrangeira: Tratamento Dado a Greetings em Materiais Didáticos

Athany Gutierres

Resumo


O objetivo deste estudo é verificar de que forma a pragmática e a teoria dos atos de fala estão presentes em livros didáticos de inglês destinados a estudantes estrangeiros, focalizando o tratamento dado a cumprimentos e, favorecendo assim, o desenvolvimento de habilidades comunicativas na língua-alvo. Ainda que se apresente como um campo de estudo recente, a pragmática e a teoria dos atos de fala mostram-se componentes essenciais na interação social, de modo que implicam não somente no conhecimento de determinadas expressões, mas sobretudo na aplicação e adequação das mesmas nas diferentes situações de comunicação. Em decorrência disso, busca-se também promover a discussão entre professores e profissionais da área a respeito da importância da inclusão de conteúdo pragmático no material referido, ferramenta que apóia e orienta a atividade didática da maior parte dos professores. Nesse sentido, as evidências já apontam preocupação de inserção de elementos pragmáticos, embora ainda apresentem algumas deficiências nessa área.

Palavras-chave


pragmática; atos de fala; competência comunicativa, material didático

Texto completo:

PDF


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)