Planejamento e Estratégias de Mediação em Bate-Papos

Erisana Victoriano

Resumo


Com o objetivo de contribuir com o uso adequado da ferramenta batepapos em contextos educacionais on-line, esse estudo investiga sessões de bate-papos que tinham como objetivo a realização de uma entrevista, e que foram consideradas satisfatórias por seus mediadores. O objetivo é compreender como o planejamento, reconhecido como importante para o sucesso de bate-papos em diversos estudos (Collins et all, 2003; Gervai, 2004), e as estratégias de mediação também reconhecidas como fundamentais em contextos de ensino-aprendizagem (Vygotsky, 1934; Wells, 1999) podem ter contribuído para o desenvolvimento satisfatório dos bate-papos. As investigações foram apoiadas em conceitos da gramática sistêmico-funcional de Halliday (2004). Os resultados indicam a importância do planejamento de bate-papos, e algumas estratégias de mediação que podem contribuir para seu sucesso.

Palavras-chave


bate-papos educacionais; estratégias de mediação; planejamento; ensino-aprendizagem on-line

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)