Planejamento e Estratégias de Mediação em Bate-Papos

Autores

  • Erisana Victoriano PUC-SP, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

bate-papos educacionais, estratégias de mediação, planejamento, ensino-aprendizagem on-line

Resumo

Com o objetivo de contribuir com o uso adequado da ferramenta batepapos em contextos educacionais on-line, esse estudo investiga sessões de bate-papos que tinham como objetivo a realização de uma entrevista, e que foram consideradas satisfatórias por seus mediadores. O objetivo é compreender como o planejamento, reconhecido como importante para o sucesso de bate-papos em diversos estudos (Collins et all, 2003; Gervai, 2004), e as estratégias de mediação também reconhecidas como fundamentais em contextos de ensino-aprendizagem (Vygotsky, 1934; Wells, 1999) podem ter contribuído para o desenvolvimento satisfatório dos bate-papos. As investigações foram apoiadas em conceitos da gramática sistêmico-funcional de Halliday (2004). Os resultados indicam a importância do planejamento de bate-papos, e algumas estratégias de mediação que podem contribuir para seu sucesso.

Biografia do Autor

Erisana Victoriano, PUC-SP, São Paulo, Brasil

Erisana Victoriano is graduated in Languages – Portuguese and English from Universidade Camilo Castelo Branco (2001) and she has a master title in Applied Linguistics and Language Studies at Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2004). Nowadays, she is a doctorate student at the same Program and University.

Downloads

Como Citar

Victoriano, E. (2011). Planejamento e Estratégias de Mediação em Bate-Papos. The Especialist, 30(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6235

Edição

Seção

Artigos