(Un)desired racial aesthetics in the provocative elements of the Celpe-Bras oral test?
Racialized perceptions about the exclusion of the black segment and overvaluation of whiteness
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i4e63953Keywords:
Racism, Language, Celpe-Bras, WhitenessAbstract
Whiteness has a kind of non-verbalized contract, in other words, a narcissistic pact whose main purpose is to maintain the economic and symbolic privileges of white people and to exclude black people. This research is in the field of Applied Linguistics, inside the large field within Language and in the subarea of Portuguese Studies for Speakers of Other Languages. In fact, this research aims to analyse racism and language taking the Provoking Elements (PEs) used in the oral test of Celpe-Bras (Certificate of Proficiency in Portuguese for Foreigners) focusing on 20 PEs from the edition of the first semester of 2005.
Metrics
References
ADICHIE, CN 2019. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras.
ALMEIDA, SL 2018. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento.
BARBOSA, LMA 2015. Procedimentos Interculturais e Diversidade ÉtnicoRacial do Brasil em dois livros didáticos de Português para Estrangeiros. Revista Entrelínguas, 1:223-236. Araraquara.
BENTO, C 2022. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras.
BRASIL. 2014. Reserva aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. Disponível online em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12990.htm. Última avaliação: 9 de julho de 2014.
BRASIL. 2020. Ministério da Educação – Celpe-Bras. Disponível online: http://portal.mec.gov.br/celpe-bras.
FERREIRA, AJ 2012. Identidades Sociais de Raça no Livro Didático de Inglês Mais Vendido no Brasil. Identidade e Subjetividade: Configurações Contemporâneas, 1:99-116. Campinas.
GOMES, NL 2018. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. São Paulo: Editora Vozes.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. 2022. Censo demográfico. Disponível online em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/22827-censo-demografico-2022.html?t=destaques. Última avaliação: 20 de novembro de 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. 2023. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Disponível online em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/celpe-bras.
KILOMBA, G 2019. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó.
LILOVA, NA 2010. A abordagem intercultural no contexto Búlgaro do Ensino de PLE. In: SANTOS, P; ALVAREZ, MLO (Orgs.), 2010, Língua e cultura no contexto de português língua estrangeira. Campinas: Pontes. Págs. 79-86.
MACHADO, TRM 2011. Português do Brasil e Cultura Brasileira: transnacionalidade com o CELPE-Bras. Raído-Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD, 9. 5:91-102.
MORAES, RB 2020. A questão étnico-racial no ensino de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) nas Universidades Públicas da Bahia. Revista África e africanidades, 1-18. Rio de Janeiro.
______; SANTANA EN 2020. Reflexões sobre a questão étnico-racial e a cultura afro-brasileira na prova oral do exame Celpe-Bras. . Revista África e africanidades, 21-37. Rio de Janeiro.
______ 2021. Reflexões Sobre a Questão Étnico-Racial e Representações da cultura afro-brasileira na prova oral do exame CELPE-BRAS. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, Universidade Federal da Bahia.
______ 2022. A atenção conferida ao segmento racial negro no exame CELPE-BRAS: apagamentos e problematizações. Calidoscópio, 2. 20:500-516. São Leopoldo.
NASCIMENTO, A 2016. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Editora Perspectiva.
NASCIMENTO, G 2019. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento.
SCHUCMAN, LV 2012. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na construção da branquitude paulista. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo.
SILVA, AC 2011. A representação social do negro no livro didático: o que mudou ? por que mudou?. Salvador: EDUFBA.
SILVA, AC 1995. A discriminação do negro no livro didático. Salvador: Edufba/Ceao.
SILVA, DLA 2018. Racismo antinegros no português brasileiro e uma proposta de avaliação para professores de PLE. Dissertação de Mestrado, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
VAZ, LS 2022. Cotas Raciais. São Paulo: Jandaíra.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 The ESPecialist
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.