Estética racial (in)desejada nos elementos provocadores da prova oral do Celpe-Bras?
Percepções racializadas sobre a exclusão do segmento negro e supervalorização da branquitude
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i4e63953Palabras clave:
Racismo, Linguagem, Celpe-Bras, BranquitudeResumen
A branquitude possui uma espécie de contrato não verbalizado entre si, ou seja, um tipo de pacto narcisista, cujo objetivo é manter intocáveis os privilégios econômicos e simbólicos de pessoas brancas e a exclusão dos negros. A pesquisa está situada no campo da Linguística Aplicada, dentro da grande área da linguagem e na subárea de estudos de português para falantes de outras línguas. Ela objetiva realizar análises sobre racismo e linguagem a partir dos Elementos Provocadores (EPs), utilizados na parte oral do Exame Celpe-Bras, com foco especial em 20 EPs da edição de 2005.1.
Métricas
Citas
ADICHIE, CN 2019. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras.
ALMEIDA, SL 2018. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento.
BARBOSA, LMA 2015. Procedimentos Interculturais e Diversidade ÉtnicoRacial do Brasil em dois livros didáticos de Português para Estrangeiros. Revista Entrelínguas, 1:223-236. Araraquara.
BENTO, C 2022. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras.
BRASIL. 2014. Reserva aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. Disponível online em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12990.htm. Última avaliação: 9 de julho de 2014.
BRASIL. 2020. Ministério da Educação – Celpe-Bras. Disponível online: http://portal.mec.gov.br/celpe-bras.
FERREIRA, AJ 2012. Identidades Sociais de Raça no Livro Didático de Inglês Mais Vendido no Brasil. Identidade e Subjetividade: Configurações Contemporâneas, 1:99-116. Campinas.
GOMES, NL 2018. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. São Paulo: Editora Vozes.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. 2022. Censo demográfico. Disponível online em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/22827-censo-demografico-2022.html?t=destaques. Última avaliação: 20 de novembro de 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. 2023. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Disponível online em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/celpe-bras.
KILOMBA, G 2019. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó.
LILOVA, NA 2010. A abordagem intercultural no contexto Búlgaro do Ensino de PLE. In: SANTOS, P; ALVAREZ, MLO (Orgs.), 2010, Língua e cultura no contexto de português língua estrangeira. Campinas: Pontes. Págs. 79-86.
MACHADO, TRM 2011. Português do Brasil e Cultura Brasileira: transnacionalidade com o CELPE-Bras. Raído-Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD, 9. 5:91-102.
MORAES, RB 2020. A questão étnico-racial no ensino de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) nas Universidades Públicas da Bahia. Revista África e africanidades, 1-18. Rio de Janeiro.
______; SANTANA EN 2020. Reflexões sobre a questão étnico-racial e a cultura afro-brasileira na prova oral do exame Celpe-Bras. . Revista África e africanidades, 21-37. Rio de Janeiro.
______ 2021. Reflexões Sobre a Questão Étnico-Racial e Representações da cultura afro-brasileira na prova oral do exame CELPE-BRAS. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, Universidade Federal da Bahia.
______ 2022. A atenção conferida ao segmento racial negro no exame CELPE-BRAS: apagamentos e problematizações. Calidoscópio, 2. 20:500-516. São Leopoldo.
NASCIMENTO, A 2016. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Editora Perspectiva.
NASCIMENTO, G 2019. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento.
SCHUCMAN, LV 2012. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na construção da branquitude paulista. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo.
SILVA, AC 2011. A representação social do negro no livro didático: o que mudou ? por que mudou?. Salvador: EDUFBA.
SILVA, AC 1995. A discriminação do negro no livro didático. Salvador: Edufba/Ceao.
SILVA, DLA 2018. Racismo antinegros no português brasileiro e uma proposta de avaliação para professores de PLE. Dissertação de Mestrado, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
VAZ, LS 2022. Cotas Raciais. São Paulo: Jandaíra.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 The Especialist
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.