Curricular Policies for a cultural and linguistic formation

evidences of a political option for a unilateral and neocolonial international socioeconomic development

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i4e65120

Keywords:

Brazilian Laws, Language Policies, Language Education, Plurilingualism, Americanization of the World

Abstract

This article presents a summary of two studies made by Leffa (1999) and Rodrigues (2016) on the laws modifying the Brazilian national curricular policies on foreign language teaching and learning. Comparatively, it aims to research the laws practiced in São Paulo and other countries, constituted by a linguistic and cultural diversity, inherent or as a consequence of intense migratory flows. To analyze the results of this research, some theoretical tools proposed by Hall (1997), Castro-Gómez (2007), Monte Mor (2013),  and Spolsky (2016) are used. The results show that the Brazilian policies for foreign language teaching, despite having already valued plurilingualism at some points, in other, especially the current one, have submitted its students to a monolingualist and monoculturalist point of view, resulting from the globalizing process of Americanization of the world. The results have also demonstrated the necessity of the existence of investments and tools to demand a closer fiscalization on the implementation of such laws.

Metrics

Metrics Loading ...

References

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (org.). Escritos de Educação. 9.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BRASIL. Decreto 19.402 de 14 de novembro de 1930. Cria uma Secretaria de Estado com a denominação de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19402-14-novembro-1930-515729-publicacaooriginal-1-pe.html . Acesso em: 07 de janeiro de 2024.

BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Decreto 6.861 de 27 de maio de 2009. Dispõe sobre a Educação Escolar Indígena, define sua organização em territórios etnoeducacionais, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6861.htm . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Decreto n.º 1.194 de 28 de dezembro de 1892. Aprova o regulamento para o Gymnasio Nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1194-28-dezembro-1892-513140-publicacaooriginal-1-pe.html . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm . Acesso em: 06 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 11.161 de 05 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino de língua espanhola. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11161.htm . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 11.645 de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm . Acesso em: 06 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 14.191 de 03 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14191.htm . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1.º e 2.º graus, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html . Acesso em: 07 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – histórico. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico . Acesso em: 04 de janeiro de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conheça a Evolução da Educação Brasileira. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/33771-institucional/83591-conheca-a-evolucao-da-educacao-brasileira . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

CALIFORNIA STATE BOARD OF EDUCATION. World Language Standards for California Public Schools: Kindergarten through grade twelve. 2019. Disponível em: https://www.cde.ca.gov/be/st/ss/documents/wlstandards.pdf . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago. “Descolonizar la universidad. La hybris del punto cero y el diálogo de saberes” in ______; GROSFOGUEL. El Giro Decolonial. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007. pp. 79-91.

GARCIA, Ofelia & OTHEGUY, Ricardo. Plurilingualism and translanguaging: commonalities and divergences. In: International Journal of Bilingual Education and Bilingualism vol. 23 raciolinguistic perspective, Language in Society 46/3, 2020.

HALL, Stuart. “The local and the global”. In KING, A (ed.) Culture, Globalization and the World-System. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997.

LEFFA, Vilson J. “O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional”. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.

MONTE MÓR, Walkyria. As Políticas de Ensino de Línguas e o Projeto de Letramentos. In: NICOLAIDES, Christine et al. (orgs) Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Ed Pontes, 2013, p 2019-235.

OLIVEIRA. Luiz Eduardo et al. (orgs.) A legislação pombalina sobre o ensino de línguas: suas implicações na educação brasileira (1757-1827). 2.ª edição. Maceió: EdUFAL, 2022.

RODRIGUES, Fernanda. “Vão as leis onde querem os reis: antecedentes da Lei n.º 11.161/2005”. In BARROS, C. et al. Dez Anos da “Lei do Espanhol” (2005-2015). Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2016.

SÃO PAULO (SP). Decreto Municipal 52.785 de 10 de novembro de 2011. Cria as Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos - EMEBS na Rede Municipal de Ensino. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-52785-de-10-de-novembro-de-2011 . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

SÃO PAULO (SP). Lei Municipal 16.478 de 08 de julho de 2016. Institui a Política Municipal para a População Imigrante, dispõe sobre seus objetivos, princípios, diretrizes e ações prioritárias, bem como sobre o Conselho Municipal de Imigrantes. Disponível em: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-16478-de-08-de-julho-de-2016 . Acesso em: 06 de janeiro de 2024.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo : SME / COPED, 2019 112p. Disponível em: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/Portals/1/Files/53254.pdf . Acesso em: 04 de janeiro de 2024.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos migrantes: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME/COPED, 2021. 152 p. Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/curriculo-da-cidade-povos-migrantes-orientacoes-pedagogicas/ . Acesso em: 04 de janeiro de 2024.

SPOLSKY, Bernard. A modified and enriched theory of language policy (and management). Language Policy 18, 2018.

WIKIPEDIA. Plurinacionalismo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Plurinacionalismo . Acesso em: 04 de janero de 2024.

Published

2024-09-02

How to Cite

Rocha, S. S., & Monte Mor, W. (2024). Curricular Policies for a cultural and linguistic formation: evidences of a political option for a unilateral and neocolonial international socioeconomic development. The ESPecialist, 45(4), 59–86. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i4e65120