Política Curricular para formação linguística intercultural

evidências de uma opção política de desenvolvimento socioeconômico internacional unilateral e neocolonial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i4e65120

Palabras clave:

Legislação Brasileira, Políticas Linguísticas, Educação Linguística, Plurilinguismo, Americanização do Mundo

Resumen

Este artigo apresenta um resumo de dois levantamentos feitos por Leffa (1999) e Rodrigues (2016) acerca das legislações que modificaram as políticas curriculares de ensino de línguas estrangeiras em âmbito nacional. De forma comparativa, procura-se fazer um levantamento de legislações vigentes na região de São Paulo e em outros países, constituídos por uma diversidade linguístico-cultural inerente ou em decorrência de intensos fluxos migratórios. Para analisar os resultados desse levantamento, utiliza-se de algumas ferramentas teóricas propostas por Hall (1997), Castro-Gómez (2007), Monte-Mór (2013) e Spolsky (2016). Os resultados mostram que a legislação brasileira para o ensino de línguas estrangeiras, apesar de ter valorizado o plurilinguismo em alguns momentos, em outros, especialmente o momento atual, tem submetido os seus educandos a um monolinguismo e monoculturalismo, resultante do processo globalista de americanização do mundo. Os resultados também demonstram a necessidade da existência de investimentos e de instrumentos para exigir a fiscalização da implementação eficaz dessas leis.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (org.). Escritos de Educação. 9.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BRASIL. Decreto 19.402 de 14 de novembro de 1930. Cria uma Secretaria de Estado com a denominação de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19402-14-novembro-1930-515729-publicacaooriginal-1-pe.html . Acesso em: 07 de janeiro de 2024.

BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Decreto 6.861 de 27 de maio de 2009. Dispõe sobre a Educação Escolar Indígena, define sua organização em territórios etnoeducacionais, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6861.htm . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Decreto n.º 1.194 de 28 de dezembro de 1892. Aprova o regulamento para o Gymnasio Nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1194-28-dezembro-1892-513140-publicacaooriginal-1-pe.html . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm . Acesso em: 06 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 11.161 de 05 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino de língua espanhola. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11161.htm . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 11.645 de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm . Acesso em: 06 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 14.191 de 03 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14191.htm . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1.º e 2.º graus, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html . Acesso em: 07 de janeiro de 2024.

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – histórico. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico . Acesso em: 04 de janeiro de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conheça a Evolução da Educação Brasileira. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/33771-institucional/83591-conheca-a-evolucao-da-educacao-brasileira . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

CALIFORNIA STATE BOARD OF EDUCATION. World Language Standards for California Public Schools: Kindergarten through grade twelve. 2019. Disponível em: https://www.cde.ca.gov/be/st/ss/documents/wlstandards.pdf . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago. “Descolonizar la universidad. La hybris del punto cero y el diálogo de saberes” in ______; GROSFOGUEL. El Giro Decolonial. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007. pp. 79-91.

GARCIA, Ofelia & OTHEGUY, Ricardo. Plurilingualism and translanguaging: commonalities and divergences. In: International Journal of Bilingual Education and Bilingualism vol. 23 raciolinguistic perspective, Language in Society 46/3, 2020.

HALL, Stuart. “The local and the global”. In KING, A (ed.) Culture, Globalization and the World-System. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997.

LEFFA, Vilson J. “O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional”. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.

MONTE MÓR, Walkyria. As Políticas de Ensino de Línguas e o Projeto de Letramentos. In: NICOLAIDES, Christine et al. (orgs) Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Ed Pontes, 2013, p 2019-235.

OLIVEIRA. Luiz Eduardo et al. (orgs.) A legislação pombalina sobre o ensino de línguas: suas implicações na educação brasileira (1757-1827). 2.ª edição. Maceió: EdUFAL, 2022.

RODRIGUES, Fernanda. “Vão as leis onde querem os reis: antecedentes da Lei n.º 11.161/2005”. In BARROS, C. et al. Dez Anos da “Lei do Espanhol” (2005-2015). Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2016.

SÃO PAULO (SP). Decreto Municipal 52.785 de 10 de novembro de 2011. Cria as Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos - EMEBS na Rede Municipal de Ensino. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-52785-de-10-de-novembro-de-2011 . Acesso em: 05 de janeiro de 2024.

SÃO PAULO (SP). Lei Municipal 16.478 de 08 de julho de 2016. Institui a Política Municipal para a População Imigrante, dispõe sobre seus objetivos, princípios, diretrizes e ações prioritárias, bem como sobre o Conselho Municipal de Imigrantes. Disponível em: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-16478-de-08-de-julho-de-2016 . Acesso em: 06 de janeiro de 2024.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo : SME / COPED, 2019 112p. Disponível em: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/Portals/1/Files/53254.pdf . Acesso em: 04 de janeiro de 2024.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos migrantes: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME/COPED, 2021. 152 p. Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/curriculo-da-cidade-povos-migrantes-orientacoes-pedagogicas/ . Acesso em: 04 de janeiro de 2024.

SPOLSKY, Bernard. A modified and enriched theory of language policy (and management). Language Policy 18, 2018.

WIKIPEDIA. Plurinacionalismo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Plurinacionalismo . Acesso em: 04 de janero de 2024.

Publicado

2024-09-02

Cómo citar

Rocha, S. S., & Monte Mor, W. (2024). Política Curricular para formação linguística intercultural: evidências de uma opção política de desenvolvimento socioeconômico internacional unilateral e neocolonial. The ESPecialist, 45(4), 59–86. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i4e65120