A vida revivida em Discurso

análise das experiências de aprendizagem de Língua Inglesa com base na noção de Perezhivanie e no Sistema de Avaliatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e67679

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de língua inglesa, Experiência afetiva, Perezhivanie, Avaliação, Sistema de Avaliatividade

Resumo

Este escrito tem o objetivo central de produzir entendimentos sobre as experiências de aprendizagem de inglês vividas por uma aprendiza da língua a partir da reconstrução discursiva dessas vivências. Para tanto, a noção de perezhivanie (experiência afetiva) fundamenta teoricamente a compreensão sobre o papel das vivências afetivas na trajetória de aprendizagem de inglês da participante. Uma entrevista semiestruturada com a foi realizada com o intuito de materializar em discurso tais momentos de contato da entrevistada com a língua. Buscando dispor de um ferramental de análise capaz de flagrar a emergência discursiva da afetividade (entrelaçada aos demais processos psicológicos humanos) em meio ao cordel de experiências narrado, este estudo toma como recurso analítico o Sistema de Avaliatividade, entendendo as avaliações como uma instância privilegiada de manifestação dos afetos na linguagem. Os resultados da análise apontam para uma participação significativa dos expedientes afetivos nos rumos do percurso de aprendizagem de inglês da entrevistada, além de evidenciarem o papel de proa desempenhado pela avaliação na materialização em discurso dos nossos afetos.

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Publicado

2025-06-11

Como Citar

Abreu, D. C. (2025). A vida revivida em Discurso: análise das experiências de aprendizagem de Língua Inglesa com base na noção de Perezhivanie e no Sistema de Avaliatividade. The Especialist, 46(1), 640–665. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e67679

Edição

Seção

Dossiê A virada afetiva na Linguística Aplicada