“Esse trabalho é sobre mim”
impactos das discriminações de gênero e sexualidade na escola
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68087Palavras-chave:
Discriminação de Gênero, TASHC, Identidades, Emoções, AfetosResumo
O presente artigo pretende investigar dados gerados a partir de relatos de alunas e professoras de uma escola da rede pública estadual do Rio de Janeiro, reunidos em um documentário de média-metragem produzido por um grupo de estudantes da 3ª série do Ensino Médio da mesma escola. As narrativas estão centradas na temática de discriminação de gênero e sexualidade no contexto escolar. Serão examinadas as noções de identidade, emoções e afetos nas diferentes situações comunicativas relatadas, utilizando embasamento teórico da ciência linguística e da psicologia social. O estudo considera o contexto de produção e efeitos de sentidos construídos na linguagem, ao analisar a postura engajada do grupo que produz o filme, no processo de elaboração e execução desse projeto coletivo. Buscamos compreender a noção de “collectividual”, elaborada por Stetsenko (2013) nessa prática social e pedagógica crítica, no âmbito da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC), iniciada por Vygotsky (1930; 1934).
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