“Esse trabalho é sobre mim”

impactos das discriminações de gênero e sexualidade na escola

Autores

  • Renata Targino de Figueiredo Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Cíntia Velasco Santos Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni), Niterói, RJ, Brasil.
  • Renata Oliveira Azeredo Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68087

Palavras-chave:

Discriminação de Gênero, TASHC, Identidades, Emoções, Afetos

Resumo

O presente artigo pretende investigar dados gerados a partir de relatos de alunas e professoras de uma escola da rede pública estadual do Rio de Janeiro, reunidos em um documentário de média-metragem produzido por um grupo de estudantes da 3ª série do Ensino Médio da mesma escola. As narrativas estão centradas na temática de discriminação de gênero e sexualidade no contexto escolar. Serão examinadas as noções de identidade, emoções e afetos nas diferentes situações comunicativas relatadas, utilizando embasamento teórico da ciência linguística e da psicologia social. O estudo considera o contexto de produção e efeitos de sentidos construídos na linguagem, ao analisar a postura engajada do grupo que produz o filme, no processo de elaboração e execução desse projeto coletivo. Buscamos compreender a noção de “collectividual”, elaborada por Stetsenko (2013) nessa prática social e pedagógica crítica, no âmbito da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC), iniciada por Vygotsky (1930; 1934).

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Publicado

2025-06-11

Como Citar

Figueiredo, R. T. de, Santos, C. V., & Azeredo, R. O. (2025). “Esse trabalho é sobre mim”: impactos das discriminações de gênero e sexualidade na escola . The Especialist, 46(1), 481–497. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68087

Edição

Seção

Dossiê A virada afetiva na Linguística Aplicada