Guia Digital Aflorar
um produto educacional para o fomento do bem-estar de professores de línguas em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68144Palavras-chave:
Bem-estar, Guia digital, Ensino e aprendizagem de línguas, Linguística aplicada, Formação inicial de professores de línguasResumo
Este artigo discute o desenvolvimento e a aplicação do Guia Digital Aflorar, um Produto Educacional (PE) destinado a promover o bem-estar de futuros professores de línguas. A pesquisa realizada em uma universidade do norte do Brasil investigou os impactos do uso do guia na formação inicial de professores de línguas. Com base em estudos sobre o bem-estar (Borges, 2024; Mercer, 2021, Mercer e Gregersen, 2020; Oxford, 2016a; 2018; 2020; Seligman; 2011; Sulis et al., 2021), o Guia Aflorar oferece recursos para auxiliar os professores em pré-serviço a lidar com as demandas da formação inicial, buscando equilíbrio e significado em sua trajetória acadêmica e profissional. O bem-estar é considerado um fenômeno complexo que emerge da interação entre características pessoais e contextuais; o intuito dessa interação é encontrar significado e conexão com o mundo (Mercer; Gregersen, 2020). A metodologia utilizada foi a pesquisa aplicada com abordagem qualitativa envolvendo os discentes concluintes do curso de Letras com habilitação em inglês, ao longo das disciplinas de Estágio Supervisionado I e II. Como instrumento de geração de dados foram utilizados quatro questionários, analisados a partir de uma perspectiva êmica. Os resultados demonstraram que o Guia Aflorar teve um impacto positivo na formação dos participantes, contribuindo para a reflexão, o autoconhecimento, a regulação emocional, o gerenciamento do tempo e o fortalecimento de relações interpessoais. Espera-se que o Guia Digital Aflorar possa ser explorado em novos contextos como uma ferramenta para a promoção do bem-estar na formação de professores de línguas.
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