Entre a gramática e o léxico

o papel dos verbos na produção de construções de movimento causado por aprendizes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68552

Palavras-chave:

construções de movimento causado, verbos de modificação e instanciação, proficiência, língua de aprendizes, corpora

Resumo

Este artigo trata da seleção, extração e análise da produção escrita de aprendizes de construções de movimento causado em inglês. A extração de dados teve como foco quatro grupos de aprendizes, considerando suas línguas maternas (português brasileiro, espanhol, italiano e francês) e seus níveis de proficiência em inglês (de A1 a C2, segundo o QECR). Os dados foram extraídos do corpus EFCamDAT, um corpus de produção escrita de aprendizes com anotação morfossintática. A análise examina a variabilidade lexical na produção dos aprendizes, considerando diferentes níveis de proficiência e L1s, a fim de verificar até que ponto é possível afirmar que eles têm acesso a padrões esquemáticos de movimento causado ou se recorrem a classes verbais específicas, nomeadamente verbos de instanciação e de modificação. Os resultados, especialmente os quantitativos, indicam uma forte dependência do conhecimento verbal em detrimento do conhecimento construcional na produção de estruturas de movimento causado em inglês. O estudo também lança luz sobre fatores de desenvolvimento que envolvem a relação entre gramática e léxico.

Biografia do Autor

Rodrigo Garcia Rosa, Faculdade Cultura Inglesa

Doutor em estudos linguísticos e literários da língua inglesa pela Universidade de São Paulo. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Cultura Inglesa.

Referências

BAICCHI, A. Construction learning as a complex adaptive system: psycholinguistic evidence from L2 learners of English. Berlin: Springer, 2015.

BYBEE, J. L. From usage to grammar: the mind's response to repetition. Language, v. 82, p. 711-733, 2006.

BYBEE, J. L. Usage-based theory and exemplar representations of constructions. In: TROUSDALE, T.; HOFFMANN, G. (Eds.). The Oxford handbook of construction grammar. New York: Oxford University Press, 2013. p. 49-69.

CABRERA, M.; ZUBIZARRETA, M. L. Constructional properties versus lexical specific transfer: overgeneralized causatives in L2 English and L2 Spanish. BUCLD 28 Proceedings Supplement, 2004.

ELLIS, N. C. Second language acquisition. In: TROUSDALE, T.; HOFFMANN, G. (Eds.). The Oxford handbook of construction grammar. New York: Oxford University Press, 2013. p. 365-378.

ELLIS, N.; FERREIRA-JUNIOR, F. Constructions and their acquisition: islands and the distinctiveness of their occupancy. Annual Review of Cognitive Linguistics, v. 7, p. 187-220, 2009.

EVANS, V.; GREEN, M. Cognitive linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.

FILLMORE, C. J. “Corpus linguistics” vs. “computer-aided armchair linguistics”. In: Directions in corpus linguistics: proceedings from a 1991 Nobel Symposium on Corpus Linguistics. Berlin: Mouton de Gruyter, 1992. p. 35-66.

GOLDBERG, A. E. A construction grammar approach to argument structure. Chicago: The University of Chicago Press, 1995.

GOLDBERG, A. E. Constructions at work: the nature of generalization in language. Oxford: Oxford University Press, 2006.

GOLDBERG, A. E. Constructionist approaches. In: TROUSDALE, T.; HOFFMANN, G. (Eds.). The Oxford handbook of construction grammar. New York: Oxford University Press, 2013. p. 15-32.

GOLDBERG, A. E.; CASENHISER, D.; SETHURAMAN, N. A lexically based proposal of argument structure meaning. Chicago Linguistic Society, 2003.

GRANGER, S. The computer learner corpus: a versatile new source of data for SLA research. In: GRANGER, S. (Ed.). Learner English on computer. Edinburgh: Addison Wesley Longman, 1998. p. 3-18.

GRANGER, S. Learner corpora. In: LÜDELING, A.; KYTÖ, M. (Eds.). Corpus linguistics: an international handbook. v. 1. Berlin: Walter de Gruyter, 2008. p. 259-275.

GRIES, S. Th.; WULFF, S. Do foreign language learners also have constructions? Evidence from priming, sorting, and corpora. Annual Review of Cognitive Linguistics, n. 3, p. 182-200, 2005.

HALLIDAY, M. A. K. Quantitative studies and probabilities in grammar. In: HOEY, M. (Ed.). Data, description, discourse: papers on the English language in honour of John Sinclair. London: HarperCollins, 1993. p. 1-25.

LANGACKER, R. W. Essentials of cognitive grammar. New York: Oxford University Press, 2013.

LINDQUIST, H. Corpus linguistics and the description of English. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2009.

MCENERY, T.; HARDIE, A. Corpus linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

SCHMID, H. English abstract nouns as conceptual shells: from corpus to cognition. Berlin: Mouton de Gruyter, 2000.

SCHMID, H. Does frequency in text instantiate entrenchment in the cognitive system? In: GLYNN, D.; FISHER, K. (Eds.). Quantitative methods in cognitive semantics: corpus-driven approaches. Berlin: De Gruyter Mouton, 2010. p. 101-135.

SINCLAIR, J. Corpus, concordance, collocation. Oxford: Oxford University Press, 1991.

SVARTVIK, J. Directions in corpus linguistics: proceedings of Nobel Symposium 82, Stockholm, 4-8 August 1991. Berlin: Mouton de Gruyter, 1992. (Trends in Linguistics Studies and Monographs, 65).

TEUBERT, W. Corpus linguistics: an alternative. Semen, n. 27, p. 130-152, 2009.

ZUBIZARRETA, M. L.; OH, E. On the syntactic composition of manner and motion. Massachusetts: The MIT Press, 2007.

Downloads

Publicado

2025-09-26

Como Citar

Rosa, R. G. (2025). Entre a gramática e o léxico: o papel dos verbos na produção de construções de movimento causado por aprendizes. The Especialist, 46(1), 910–937. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68552

Edição

Seção

Artigos