Entre a gramática e o léxico
o papel dos verbos na produção de construções de movimento causado por aprendizes
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68552Palavras-chave:
construções de movimento causado, verbos de modificação e instanciação, proficiência, língua de aprendizes, corporaResumo
Este artigo trata da seleção, extração e análise da produção escrita de aprendizes de construções de movimento causado em inglês. A extração de dados teve como foco quatro grupos de aprendizes, considerando suas línguas maternas (português brasileiro, espanhol, italiano e francês) e seus níveis de proficiência em inglês (de A1 a C2, segundo o QECR). Os dados foram extraídos do corpus EFCamDAT, um corpus de produção escrita de aprendizes com anotação morfossintática. A análise examina a variabilidade lexical na produção dos aprendizes, considerando diferentes níveis de proficiência e L1s, a fim de verificar até que ponto é possível afirmar que eles têm acesso a padrões esquemáticos de movimento causado ou se recorrem a classes verbais específicas, nomeadamente verbos de instanciação e de modificação. Os resultados, especialmente os quantitativos, indicam uma forte dependência do conhecimento verbal em detrimento do conhecimento construcional na produção de estruturas de movimento causado em inglês. O estudo também lança luz sobre fatores de desenvolvimento que envolvem a relação entre gramática e léxico.
Referências
BAICCHI, A. Construction learning as a complex adaptive system: psycholinguistic evidence from L2 learners of English. Berlin: Springer, 2015.
BYBEE, J. L. From usage to grammar: the mind's response to repetition. Language, v. 82, p. 711-733, 2006.
BYBEE, J. L. Usage-based theory and exemplar representations of constructions. In: TROUSDALE, T.; HOFFMANN, G. (Eds.). The Oxford handbook of construction grammar. New York: Oxford University Press, 2013. p. 49-69.
CABRERA, M.; ZUBIZARRETA, M. L. Constructional properties versus lexical specific transfer: overgeneralized causatives in L2 English and L2 Spanish. BUCLD 28 Proceedings Supplement, 2004.
ELLIS, N. C. Second language acquisition. In: TROUSDALE, T.; HOFFMANN, G. (Eds.). The Oxford handbook of construction grammar. New York: Oxford University Press, 2013. p. 365-378.
ELLIS, N.; FERREIRA-JUNIOR, F. Constructions and their acquisition: islands and the distinctiveness of their occupancy. Annual Review of Cognitive Linguistics, v. 7, p. 187-220, 2009.
EVANS, V.; GREEN, M. Cognitive linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.
FILLMORE, C. J. “Corpus linguistics” vs. “computer-aided armchair linguistics”. In: Directions in corpus linguistics: proceedings from a 1991 Nobel Symposium on Corpus Linguistics. Berlin: Mouton de Gruyter, 1992. p. 35-66.
GOLDBERG, A. E. A construction grammar approach to argument structure. Chicago: The University of Chicago Press, 1995.
GOLDBERG, A. E. Constructions at work: the nature of generalization in language. Oxford: Oxford University Press, 2006.
GOLDBERG, A. E. Constructionist approaches. In: TROUSDALE, T.; HOFFMANN, G. (Eds.). The Oxford handbook of construction grammar. New York: Oxford University Press, 2013. p. 15-32.
GOLDBERG, A. E.; CASENHISER, D.; SETHURAMAN, N. A lexically based proposal of argument structure meaning. Chicago Linguistic Society, 2003.
GRANGER, S. The computer learner corpus: a versatile new source of data for SLA research. In: GRANGER, S. (Ed.). Learner English on computer. Edinburgh: Addison Wesley Longman, 1998. p. 3-18.
GRANGER, S. Learner corpora. In: LÜDELING, A.; KYTÖ, M. (Eds.). Corpus linguistics: an international handbook. v. 1. Berlin: Walter de Gruyter, 2008. p. 259-275.
GRIES, S. Th.; WULFF, S. Do foreign language learners also have constructions? Evidence from priming, sorting, and corpora. Annual Review of Cognitive Linguistics, n. 3, p. 182-200, 2005.
HALLIDAY, M. A. K. Quantitative studies and probabilities in grammar. In: HOEY, M. (Ed.). Data, description, discourse: papers on the English language in honour of John Sinclair. London: HarperCollins, 1993. p. 1-25.
LANGACKER, R. W. Essentials of cognitive grammar. New York: Oxford University Press, 2013.
LINDQUIST, H. Corpus linguistics and the description of English. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2009.
MCENERY, T.; HARDIE, A. Corpus linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
SCHMID, H. English abstract nouns as conceptual shells: from corpus to cognition. Berlin: Mouton de Gruyter, 2000.
SCHMID, H. Does frequency in text instantiate entrenchment in the cognitive system? In: GLYNN, D.; FISHER, K. (Eds.). Quantitative methods in cognitive semantics: corpus-driven approaches. Berlin: De Gruyter Mouton, 2010. p. 101-135.
SINCLAIR, J. Corpus, concordance, collocation. Oxford: Oxford University Press, 1991.
SVARTVIK, J. Directions in corpus linguistics: proceedings of Nobel Symposium 82, Stockholm, 4-8 August 1991. Berlin: Mouton de Gruyter, 1992. (Trends in Linguistics Studies and Monographs, 65).
TEUBERT, W. Corpus linguistics: an alternative. Semen, n. 27, p. 130-152, 2009.
ZUBIZARRETA, M. L.; OH, E. On the syntactic composition of manner and motion. Massachusetts: The MIT Press, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 The Especialist

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
