O Brincar Engajado
possibilidades insurgentes em tempos de emergência climática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e71759Palavras-chave:
Brincar Engajado, Interculturalidade, Multiletramento Engajado, Emergência ClimáticaResumo
Este artigo discute o Brincar Engajado como prática pedagógica transformadora em contexto escolar intercultural, particularmente, no enfrentamento dos problemas hídricos decorrentes do desequilíbrio ambiental. A proposta está ancorada na atuação do grupo Researchers in Intercultural Actions (R.I.A.) durante o evento Ecorama, realizado na Brooklyn New School (BNS), em Nova York, EUA. O estudo analisa como crianças, docentes e famílias foram convidadas a refletir criticamente sobre desastres hídricos, semelhante às enchentes no Rio Grande do Sul, ocorridas em maio de 2024. As ações estão fundamentadas na perspectiva sócio-histórico-cultural de Vygotsky, bem como na epistemologia intercultural e no Multiletramento Engajado. Os resultados evidenciam que o Brincar Engajado tem potencial para promover transformação social, engajamento ético e diálogo intercultural. O estudo destaca, ainda, a importância da colaboração entre escolas e universidades para a ampliação dessa abordagem e propõe caminhos para pesquisas futuras que aprofundem seus impactos e possibilidades de fundamentar outras atividades escolares em diferentes contextos educacionais.
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