A Mediação na Leitura de Textos em Inglês

Auteurs

  • Sônia Pimenta

Mots-clés :

internalização, mediação, leitura de texto narrativo-histórico, conceito científico

Résumé

Este estudo tem como objetivo verificar até que ponto os sujeitos observados dirigem sua atenção, percepção e memória na busca intencional de eventos mediados por marcadores de tempo ao executarem a tarefa de ler um texto narrativo histórico em inglês. Isso quer dizer que observei o processo de transformação do uso de marcas externas ou signos no processo interno da mediação (representações mentais desses signos), ou seja, o processo de internalização de conceitos de acordo com Vygotsky (1931). Neste artigo utilizei o conceito de leitura de um texto narrativo histórico definido por van Dijk (1982) como sendo a compreensão de um texto em termos da estrutura semântica composta por episódios ou seqüência de proposições armazenada na memória.

Biographie de l'auteur

Sônia Pimenta

Sônia Maria de Oliveira Pimenta teaches at Colégio Técnico - UFMG and is doing her doctorate at LAEL /PUC- SP. She is interested in Applied Linguistics for the Teaching of English as a Second Language. At present she is carrying out her PhD research within the areas of Receptivity in EFL Classroom Interactions and Socio-Semiotics.

Téléchargements

Comment citer

Pimenta, S. (2012). A Mediação na Leitura de Textos em Inglês. The ESPecialist, 18(2). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9796

Numéro

Rubrique

Papers