A Mediação na Leitura de Textos em Inglês

Autores/as

  • Sônia Pimenta

Palabras clave:

internalização, mediação, leitura de texto narrativo-histórico, conceito científico

Resumen

Este estudo tem como objetivo verificar até que ponto os sujeitos observados dirigem sua atenção, percepção e memória na busca intencional de eventos mediados por marcadores de tempo ao executarem a tarefa de ler um texto narrativo histórico em inglês. Isso quer dizer que observei o processo de transformação do uso de marcas externas ou signos no processo interno da mediação (representações mentais desses signos), ou seja, o processo de internalização de conceitos de acordo com Vygotsky (1931). Neste artigo utilizei o conceito de leitura de um texto narrativo histórico definido por van Dijk (1982) como sendo a compreensão de um texto em termos da estrutura semântica composta por episódios ou seqüência de proposições armazenada na memória.

Biografía del autor/a

Sônia Pimenta

Sônia Maria de Oliveira Pimenta teaches at Colégio Técnico - UFMG and is doing her doctorate at LAEL /PUC- SP. She is interested in Applied Linguistics for the Teaching of English as a Second Language. At present she is carrying out her PhD research within the areas of Receptivity in EFL Classroom Interactions and Socio-Semiotics.

Cómo citar

Pimenta, S. (2012). A Mediação na Leitura de Textos em Inglês. The ESPecialist, 18(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9796

Número

Sección

Papers