A Reconstrução do Conhecimento do Professor de Inglês: Questionando as Ações Rotineiras

Autores

  • Solange T. Ricardo de Castro

Palavras-chave:

desenvolvimento de professores, conhecimento, linguagem, intervenção

Resumo

Este estudo discute o processo de reconstrução do conhecimento de duas professoras de inglês a partir do enfoque no questionamento da pesquisadora das ações instrucionais cotidianas das professoras. O trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla ora em andamento. Inicialmente, o contexto do estudo é apresentado. A seguir, os principais fundamentos teóricos do trabalho, a saber, os papéis da linguagem como mediadora dos processos de aquisição de conhecimento são discutidos: (a) a linguagem como instrumento de reflexão ou de reprodução de significados inquestionados, e (b) a linguagem como o próprio local onde os significados são construídos ou (trans)formados. Em terceiro lugar, os procedimentos metodológicos são apresentados. Finalmente, os efeitos das intervenções da pesquisadora no processo de constituição do conhecimento das professoras são discutidos, ilustrados com exemplos da pesquisa ora em andamento.

Biografia do Autor

Solange T. Ricardo de Castro

Solange Teresinha Ricardo de Castro teaches Reading and Written Production in English and EFL Methodology at the Letras Department at Universidade de Taubaté, in Taubaté, São Paulo, Brazil. She is also a doctoral candidate at PUC/SP working on a thesis on teacher development. Her main areas of interest are English language teaching, teacher development, and language as mediator of processes of identity construction.

Downloads

Como Citar

Castro, S. T. R. de. (2012). A Reconstrução do Conhecimento do Professor de Inglês: Questionando as Ações Rotineiras. The Especialist, 19(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9911

Edição

Seção

Artigos