A Reconstrução do Conhecimento do Professor de Inglês: Questionando as Ações Rotineiras
Palavras-chave:
desenvolvimento de professores, conhecimento, linguagem, intervençãoResumo
Este estudo discute o processo de reconstrução do conhecimento de duas professoras de inglês a partir do enfoque no questionamento da pesquisadora das ações instrucionais cotidianas das professoras. O trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla ora em andamento. Inicialmente, o contexto do estudo é apresentado. A seguir, os principais fundamentos teóricos do trabalho, a saber, os papéis da linguagem como mediadora dos processos de aquisição de conhecimento são discutidos: (a) a linguagem como instrumento de reflexão ou de reprodução de significados inquestionados, e (b) a linguagem como o próprio local onde os significados são construídos ou (trans)formados. Em terceiro lugar, os procedimentos metodológicos são apresentados. Finalmente, os efeitos das intervenções da pesquisadora no processo de constituição do conhecimento das professoras são discutidos, ilustrados com exemplos da pesquisa ora em andamento.Downloads
Como Citar
Castro, S. T. R. de. (2012). A Reconstrução do Conhecimento do Professor de Inglês: Questionando as Ações Rotineiras. The Especialist, 19(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9911
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
