Atividade secretarial corporativa bilíngue: Uma proposta de ensino de inglês baseada em corpora voltada às secretárias

Autores/as

  • José Roberto Lourenço Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo

Palabras clave:

Língua Inglesa, Atividade Secretarial, Linguística de Corpus e Ensino.

Resumen

Este artigo objetiva apresentar parte de uma pesquisa na área da Linguística de Corpus referente ao uso de corpora no Ensino de Língua Inglesa, especificamente, direcionada às atividades secretariais corporativas. O estudo que desenvolvemos em nível de doutorado contou com alunas da FATEC-SP como voluntárias respondentes de um questionário sobre as atividades secretariais corporativas e as respostas evidenciaram como uma das atividades mais importantes e rotineiras “Leitura, Elaboração e Apresentação de Relatório Administrativo”. Apresentamos aqui um modelo para prática em sala de aula de Ensino de Inglês para Secretárias com foco inicial na “História da Companhia, Estratégias e Estrutura”.

Biografía del autor/a

José Roberto Lourenço, Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo

José Roberto Lourenço is Professor of Business English and English chair responsible for the courses in Secretariat and Tourism at (FATEC-SP). He received his PhD in Applied Linguistics with a focus on Corpus Linguistics from PUC-SP. His interests include educational development in the areas of Business and English.

Cómo citar

Lourenço, J. R. (2015). Atividade secretarial corporativa bilíngue: Uma proposta de ensino de inglês baseada em corpora voltada às secretárias. The ESPecialist, 36(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/23981

Número

Sección

Papers