Re-pensando jogos: a adaptação e implementação de jogos não pedagógicos para contextos pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i1a3Keywords:
Jogo, Jogar, Educacional, Adaptação de Jogo.Abstract
Uma das questões que atualmente giram em torno dos jogos em contextos educacionais, é como eles podem ser incorporados no processo de ensino/aprendizagem. Este artigo apresenta conceitos sobre o que são jogos, discutindo aspectos como suas características em relação ao ato de jogar, conceitos sobre o design de jogos, como suas características intrincadas trazem diferentes experiências para os jogadores, e como esse processo pode contribuir para contextos educacionais. Para tanto, apresentou-se e discutiu-se a utilização de dois jogos sem fins pedagógicos já existentes (o jogo analógico Tong e o jogo digital The Sims) para o contexto de ensino de inglês, tendo o primeiro sua narrativa adaptada para o contexto de compras e o segundo utilizado para a aquisição de vocabulário na língua-alvo, possibilitando experiências significativas para os aprendizes e um recurso alternativo para auxiliar os educadores no processo de ensino-aprendizagem.
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