Volume 42, n.1 2021 - O cenário da resistência frente à Necropolítica e Necroeducação vivenciada no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i1a1Keywords:
ApresentaçãoAbstract
Em dezembro de 2020 apresentamos no volume 41, n. 05, a nossa necessidade de trazer um trecho da obra A paixão segundo G. H., publicado em 1964 por Clarice Lispector que, na ocasião, comemorava seu centenário. No trecho em questão levantamos a reflexão de pensarmos o quanto somos seres fatais e a pandemia nos mostrou essa realidade de modo severo e cruel. Passados 7 meses desde a última edição da revista, a fatalidade insiste em fazer parte do nosso dia a dia e somos obrigados a conviver, dentre outras, com o negacionismo do maior representante do País.
Metrics
References
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Notas: Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Editora Scipione, 1989.
LIBERALI, F. C. Construir o inédito viável em meio a crise do coronavírus – lições que aprendemos, vivemos e propomos. [Orgs.] Liberali, Fernanda Coelho et al. Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. Campinas, SP : Pontes Editores, 2020. p. 13-22.
LISPECTOR, C. A Paixão Segundo G. H. 5 ed. Rio de Janeiro, J. Oliympio, 1977, p. 148.
MBEMBE, A. Necropolítica. Artes e Ensaios, n. 32, 2016, p. 122-151. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169. Acessado em: 22 jul. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.