The Complex Hermeneutic-Phenomenological Approach

a Transdisciplinary Proposal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i2e73871

Keywords:

Complex hermeneutic-phenomenological approach, Transdisciplinarity, Applied Linguistics

Abstract

This paper presents a theoretical study on the transdisciplinary nature of a methodological orientation of research under development in the area of Applied Linguistics, entitled Hermeneutic-Complex Phenomenological Approach, which has been developed and systematized by Freire in Brazil. It is a methodological orientation that has mainly supported the studies that articulate language in teacher training and that in recent years has contributed to the diversification of procedures and instruments that allow to describe and interpret human experiences. This paper reflects upon the possible scenarios where this methodological orientation can be used, especially when the phenomenon requires a transdisciplinary epistemological view.

Author Biographies

Cristiane Freire de Sá, Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Pesquisadora expert no projeto EMBRACE (Educational Modernization Brazil, Colombia, Europe the new era of digital cooperation in higher education), ligado ao Educational Research Centre da Hamk University of Applied Sciences, Finlândia (HAMK) pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Coordenadora da área de Design Instrucional na equipe IFSP do projeto de inovação COSAIC (Compartilhando Saberes e Inovação na Cibercultura). Atua como editora de publicações científicas, acadêmicas e culturais na EDIFSP do IFSP. Possui experiência em gestão de projetos educacionais, tendo atuado como Diretora Adjunta Pedagógica e Chefe do Departamento de Recursos Educacionais do Centro de Referência em EaD do IFSP. Como docente, leciona em cursos de pós-graduação nas áreas de Design Instrucional, Arte e Educação, Projetos Sociais e Políticas Públicas, Docência no Ensino Técnico, Tecnologias na Aprendizagem e Gestão Educacional no Centro Universitário Senac São Paulo. Também ministra cursos de extensão na área de design instrucional na Escola Paulista de Propaganda e Marketing (ESPM). É autora de livros, capítulos, artigos e textos publicados em anais de congressos, revistas científicas, coletâneas e materiais didáticos. Integra o conselho científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2023. Possui doutorado e mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Seus interesses de pesquisa concentram-se em design de experiências de aprendizagem, formação tecnológica de professores, narrativas digitais, jogos cooperativos e gamificação. No campo cultural, atuou como mediadora do Coletivo de Leituras - Leia Mais Mulheres Mogi (2020-2023), projeto apoiado pela Secretaria da Cultura de Mogi das Cruzes, e é idealizadora de oficinas e projetos de formação tecnológica de professores no IFSP.

Lídia Bravo de Souza, Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (2008) - PUC SP - LAEL, linha de pesquisa em Linguagem e Educação. Orientadora: Profª Dra. Maria Antonieta Alba Celani Título do Trabalho: Heterogeneidade de conhecimento de língua inglesa no ensino médio em uma escola pública federal. Licenciada em Letras: Português e Inglês (2004) - UMESP. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Guarulhos. Atuou como professora autônoma de Língua Inglesa em empresas e em coordenação de cursos livres. Participa do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa desde 2007(GEAHF- PUCSP). Desenvolve pesquisa sobre a apropriação das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) como apoio à aulas presenciais em projeto transdisciplinar.

Ricardo Medeiros Priuli, Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Pesquisador no projeto EMBRACE (Educational Modernization Brazil, Colombia, Europe the new era of digital cooperation in higher education), ligado ao Educational Research Centre da Hamk University of Applied Sciences, Finlândia (HAMK) pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Doutorando em Educação e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo.Coordenador da área de Produção Audiovisual na equipe IFSP do projeto de inovação COSAIC (Compartilhando Saberes e Inovação na Cibercultura) em parceria com a ENAP (Escola Nacional de Administração Pública). Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, possui graduação em Produção Audiovisual com ênfase em Animação pelo SENAC SP, desenvolve estudos pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (GIEL/CNPq). Produtor audiovisual no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSP).

References

APPOLINÁRIO, Fabio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

CELANI, Maria. A. A. Afinal, o que é Linguística Aplicada? In: PASCHOAL, M. S. Z. de; CELANI, M. A.

A. (orgs.). Linguística Aplicada: da aplicação da linguística a linguística aplicada transdisciplinar. São Paulo: Educ, 1992.

DENZING, N.K & LINCOLN, Y.S.. Collecting and Interpreting Qualitative Materials. Sage Publications. 1998.

EISNER, E. W. The enlightened eye: qualitative inquiry and the enhancement of educational practice. Macmillan Publishing Company. 1991.

FREIRE, Maximina. M. A abordagem hermenêutico-fenomenológica em Linguística Aplicada. Seminário de Pesquisa oferecido no Programa de Estudos de Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, PUC-SP.2007

FREIRE, Maximina. M. A abordagem hermenêutico-fenomenológica na pesquisa sobre formação de professores. Comunicação apresentada. In: Simpósio A Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Como Postura Metodológica na Investigação da Formação Docente; Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, Puc Rio. 2008

FREIRE, Maximina. M. Formação tecnológica de professores, problematizando, refletindo, buscando... In: SOTO, U; MAYRINK, M.F; GREGOLIN, I.V., (orgs.) Linguagem, Educação e Virtualidade: experiências e reflexões. Cultura Acadêmica. 2009.

FREIRE, Maximina. M. A Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica como orientação de pesquisa. In: M. M. Freire (org.). A pesquisa qualitativa sob múltiplos olhares: estabelecendo interlocuções em Linguística Aplicada. E-Book. Publicação do GPeAHF, Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico- Fenomenológica. São Paulo, SP, (p. 1-29). 2010.

FREIRE, Maximina. M. Da aparência à essência: a abordagem hermenêutico-fenomenológica como orientação qualitativa de pesquisa. In: ROJAS, J.; MELLO, L. S. (orgs.). Educação, pesquisa e prática docente em diferentes contextos. 1. ed. Life Editora, 2012.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica.

Tradução Flávio Paulo Meurer, 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. 5. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.

RICOEUR, Paul. Del texto a la acción: ensayos de hermenêutica II. Fondo de Cultura Economica. Tradução Pablo Corona. México, 2002.

van MANEN, M. Researching lived experience: human science for an action sensitive pedagogy. Ontario: The Althouse Press. 1990.

Published

2025-12-18

How to Cite

Sá, C. F. de, Souza, L. B. de, & Priuli, R. M. (2025). The Complex Hermeneutic-Phenomenological Approach: a Transdisciplinary Proposal. The ESPecialist, 46(2), 183–194. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i2e73871