Mudança de paradigma no ensino de língua e na formação de professor de língua

Autores/as

  • Elaine Ferreira do Vale Borges Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná

Palabras clave:

Mudança de paradigma, Ensino de língua, Formação de professores, Complexidade.

Resumen

Neste artigo, viso apresentar uma rápida revisão da literatura e discussão sobre mudança de paradigmas no ensino de língua e formação de professores, indo do paradigma cartesiano ao paradigma da complexidade. Para tanto, uso a noção kuhniana de revolução científica, apresentando uma compilação de trabalhos relativos à mudança de paradigma nas diferentes ciências, incluindo a psicologia, a linguística e, mais enfaticamente, a linguística aplicada. O propósito central é mostrar a evolução na mudança de paradigma nas ciências sociais e da linguagem e seu impacto na emergência do paradigma da complexidade nos campos de ensino de língua e formação de professores.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Elaine Ferreira do Vale Borges, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná

Elaine Borges is an Adjunct Professor in the Teaching Methods and Techniques Department and in the Graduate Program in Education at UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa. She is BSc in Languages/UNESP, MSc in Applied Linguistics/UNICAMP, and PhD in Education/USP. She did her doctoral internship at University of Murcia (Spain) and post-doctoral research at UFMG.

Descargas

Publicado

2014-11-24

Cómo citar

Borges, E. F. do V. (2014). Mudança de paradigma no ensino de língua e na formação de professor de língua. The ESPecialist, 35(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/21308

Número

Sección

Papers