The ESPecialist anuncia novidades para 2025
Na intenção de adequar nossa revista às evoluções da comunidade acadêmica e às diretrizes do Movimento Ciência Aberta (Open Science) visando a prática científica de forma mais colaborativa, compartilhada e pública, a revista The ESPecialist anuncia algumas mudanças que serão realizadas em nossos volumes a partir de 2025.
1.Volume único em fluxo contínuo
A partir de 2025, nossa revista passa a publicar um volume anual (jan-dez) que contará com os artigos avaliados durante o ano e publicados em fluxo contínuo. A exceção ocorrerá com os dossiês propostos, esses serão publicados em volumes a parte em nosso site assim que passarem por todo processo de avaliação e editoração.
2. Avaliação por pares aberta e publicação de pareceres
The ESPecialist adotará o sistema de revisão aberta, em que autor e parecerista não serão anônimos. Nossa revista entende que a revisão aberta propicia o amadurecimento acadêmico da área, acreditando que esse processo transparente ajuda a restabelecer os laços de confiança com a comunidade e permite que os revisores sejam reconhecidos e recompensados pelo importante trabalho que realizam.
Cabe informar também que, se o artigo for aceito, os pareceres assinados serão publicados como parte do artigo, juntamente com as respostas do(s) autor(es).
3. Disponibilização dos dados das pesquisas
A disponibilização de dados abertos é fundamental para a transparência e a replicabilidade da pesquisa científica. The ESPecialist adere às melhores práticas recomendadas pelo Guia TOP (Transparência e Abertura na Publicação), promovendo o acesso aos dados utilizados nos artigos publicados. Ao adotar esses princípios nos preocupamos em promover a integridade da pesquisa, possibilitando a verificação de resultados e a construção de novos conhecimentos com base em trabalhos anteriores.
Assim, a partir de 2025, incentivamos nossas autoras e autores a depositarem seus conjuntos de dados em repositórios adequados. Sugerimos a consulta à Lista de Repositórios Recomendados, disponível no Guia TOP, para identificar plataformas confiáveis que seguem padrões reconhecidos de preservação e acesso aos dados. Desse modo, em todos os artigos do volume de fluxo contínuo, será necessário redigir uma seção obrigatória no texto chamada “Declaração de disponibilidade de dados”, na qual, em conformidade com os princípios de ciência aberta, as autoras e os autores declaram a disponibilidade dos dados e os caminhos para acessá-los. Esta seção também poderá justificar a restrição de acesso aos dados, em virtude de questões éticas ou legais.
4. Indicação dos papeis de cada autor
Preocupados em nos adequarmos às Recomendações de Vancouver, adotamos os critérios de definição de autoria dessa convenção internacional. De acordo com a normativa, entende-se por autora ou autor e coautora ou coautor a pessoa que:
- “Contribuiu substancialmente para a concepção ou planejamento do trabalho; ou para a aquisição, análise ou interpretação de dados analisados no artigo;
- Redigiu o trabalho ou o revisou criticamente quanto ao conteúdo intelectual importante; e fez a aprovação final da versão a ser publicada;
- Concordou em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo que as questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam investigadas e resolvidas adequadamente.”
The ESPecialist espera que as coautoras e os coautores de um trabalho tenham realmente trabalhado em sua produção. Acreditamos que somente orientação ou supervisão de mestrado, doutorado ou pós-doutorado não qualifica, automaticamente, a orientadora ou o orientador como coautora ou coautor. É necessário que os três critérios acima tenham sido considerados para que haja a coautoria.
Desse modo, conforme as instruções contidas em “Diretrizes para autores” em nosso site, em caso de aceite, a versão para editoração deve conter uma seção sobre a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, de forma a atender à convenção de autoria que nossa revista adota.
Após a aprovação do manuscrito por nossos pareceristas, os autores receberão do Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta para preencher e fornecer todas as informações acima. É importante frisar que a publicação do artigo está condicionada a devolução do formulário preenchido com todos os dados solicitados.
Desejamos um bom ano de trabalho e pesquisas para todos(as)(es)!