Análise de textos e criação automática de atividades de leitura em inglês com corpora

Auteurs

  • José Lopes Moreira Filho Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Mots-clés :

Linguística de Corpus, Ferramentas computacionais, Leitura, Ensino de Línguas.

Résumé

O uso de corpora no ensino de línguas é tema recorrente em Linguística de Corpus. O processo de criação de atividades para o ensino de línguas pode ser amplamente beneficiado por meio do uso de dados da exploração de corpora e ferramentas computacionais de análise linguística. Este estudo descreve um sistema de análise de textos e criação automática de atividades de leitura em língua inglesa. Nota-se que os resultados potencializam a garantia de materiais de ensino que privilegiam a língua em uso e também fornecem análises linguísticas variadas, com menor esforço humano, para a tarefa de elaboração de atividades didáticas.

Biographie de l'auteur

José Lopes Moreira Filho, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

José Lopes Moreira Filho is an English Teacher and Coordinator in the Education Secretary of São Paulo, Brazil, providing professional development for teachers. He has research experience in Linguistics, focusing on Applied Linguistics, acting on the following subjects: Corpus Linguistics, Language Teaching, Natural Language Processing and Machine Learning.

Téléchargements

Comment citer

Moreira Filho, J. L. (2015). Análise de textos e criação automática de atividades de leitura em inglês com corpora. The ESPecialist, 36(2). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/23982

Numéro

Rubrique

Papers