O DIÁLOGO ENTRE O PÓS-MÉTODO E A COMPLEXIDADE: CRIANDO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i2a2Palabras clave:
Oportunidades de aprendizagem, Condição pós-método, Complexidade, Parâmetros pedagógicos da condição pós-método, Metodologia de projetosResumen
Neste artigo teórico resenhamos e discutimos a respeito da mudança paradigmática na educação (MORIN, 1990/2008; BEHRENS & OLIARI, 2007; MORAES, 2006) e, a partir dela, repensamos o ensino-aprendizagem e a prática docente. Para tal, estabelecemos um diálogo entre a condição pós-método (Kumaravadivelu, 2006) e a perspectiva da complexidade (Morin, 1990/2008, 1999/2006a, 1999/2006b, 2005/2006, 2008/2010), examinando a inter-relação entre os parâmetros pedagógicos da condição pós-método, as oportunidades de aprendizagem (CRABBE, 2003 e ALLWRIGHT, 2005) e a metodologia de projetos (BEHRENS, 2006).
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