Os Ambientes Virtuais como espaço para o desenvolvimento da autonomia sociocultural: uma (inter)relação possível

Autores/as

  • Anderson Silva Matos Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada
  • Christine Siqueira Nicolaides Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada https://orcid.org/0000-0003-0167-3592

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a11

Palabras clave:

Autonomia, Teoria sociocultural, Agência, Tecnologias digitais

Resumen

À luz de pressupostos acerca do desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de línguas, que contemplem a teoria Sociocultural (VYGOTSKY, 1984) e observe ambientes virtuais como espaços semióticos sociais (GEE, 2004; GEE, 2005), o presente artigo analisou as relações possíveis entre a promoção da Autonomia Sociocultural do aprendiz e o uso de ambientes virtuais através da agência observada pelos membros desses ambientes. Este artigo propõe o uso de ambientes virtuais como um campo promissor para a promoção da autonomia sociocultural do aprendiz. Observamos o uso de ambientes virtuais e a relação desses com a participação dos alunos com o intuito de analisar a agência dos interactantes como usuários de tais ambientes. Os resultados indicam que os ambientes virtuais observados possibilitam maior engajamento no aprendizado e consciência por parte dos aprendizes como membros atuantes de um grupo de apoio mútuo com um objetivo em comum: desenvolver sua proficiência na língua alvo.

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Biografía del autor/a

Anderson Silva Matos, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada

Mestre e doutorando no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ.

Professor Substituto de Língua Inglesa do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ.

Christine Siqueira Nicolaides, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada

Professora Associada de Língua Inglesa no Depto. de Letras Anglo-Germânicas e do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ

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Publicado

2018-12-28

Cómo citar

Matos, A. S., & Nicolaides, C. S. (2018). Os Ambientes Virtuais como espaço para o desenvolvimento da autonomia sociocultural: uma (inter)relação possível. The ESPecialist, 39(3). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a11

Número

Sección

Papers